Sindicato dos Bancários realiza manifestação por garantia de atendimento presencial nas agências
A legislação e a resolução 4.746 do Banco Central garantem a todo cidadão o direito de ter atendimento com um funcionário nas agências.
O Sindicato dos Bancários de Feira de Santana realiza uma manifestação na manhã desta terça-feira (21) para alertar a população sobre o direito garantido pela legislação por atendimento presencial nas agências.
A legislação e a resolução 4.746 do Banco Central garantem a todo cidadão o direito de ter atendimento com um funcionário nas agências.
Segundo Eritan de Carvalho, presidente do Sindicato dos Bancários, os bancos impedem o atendimento presencial, colocando os funcionários em uma situação extremamente complicada.
“Nós estamos aqui para reivindicar que a população tenha garantido o seu direito de ser atendido dentro das agências para garantir o emprego dos bancários, porque os bancos passaram a adotar uma política de autenticação mínima de forma que em algumas agências os bancários são obrigados a fazer autenticação de apenas 100 documentos e com isso maquiam o cenário. A população é expulsa dos bancos, não reivindicam o acesso ao interior das agências, os bancos acham que não tem demanda, demitem os trabalhadores e aqueles que ficam na agência para atender toda essa demanda acabam adoecendo.”
O diretor de comunicação do Sindicato dos Bancários, Edmilson Cerqueira, afirmou que a manifestação faz parte de uma campanha nacional com visitas às agências e divulgação em diversos bairros de Feira de Santana.
“É uma campanha nacional que estamos fazendo para que os banqueiros respeitem a clientela, porque eles estão fechando agências, retirando caixas de atendimento presencial e expondo a população a qualquer tipo de sorte, então é uma campanha para que a população tenha consciência que tem direitos.”
*Com informações do repórter Robson Nascimento