Sindicato do Comércio prevê crescimento econômico e geração de empregos para o São João
Feira de Santana está preparada para um período de crescimento e celebração, com uma economia robusta e eventos que valorizam a cultura local.
Feira de Santana, conhecida por sua vibrante economia e festividades, está se preparando para um período de significativa geração de emprego e renda, especialmente com a chegada das celebrações juninas. Em entrevista ao De Olho na Cidade, Marco Silva, presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana (SICOMFS), revelou expectativas positivas para o setor.
“Esse período é compreendido desde o Dia das Mães, passando pelo Dia dos Namorados e culminando com o São João. Com o advento do Arraiá do Comércio fortalecido, temos boas expectativas”. Ele destacou que estudos realizados pelo departamento de economia da Fecomércio Bahia apontam uma projeção de geração de empregos entre oito e dez mil pessoas, com um crescimento econômico médio de 5,5% para o estado.
A economia baiana está mostrando sinais de estabilização pós-pandemia, com as indústrias voltando a produzir normalmente.
“Aqueles tempos de crescimentos altos e depois quedas também altas estão ficando para trás”, explicou Marco. Ele também mencionou que, apesar de desafios como a crise ambiental no Rio Grande do Sul, a economia de Feira de Santana está se destacando, crescendo acima da média da Bahia e do Brasil.
Para este ano, a expectativa de criação de empregos em Feira de Santana é de duas mil novas vagas.
“Já tivemos anos de falar em até cinco mil contratações. Então você pode pensar, então esse ano foi ruim? Não, não foi ruim porque a gente vem com o crescimento do emprego sustentavelmente e contínuo há mais de um ano”, disse. Ele atribui esse número positivo à ampliação do horário de funcionamento do comércio, destacando que “de sexta-feira (07), o comércio funciona das oito da manhã às oito da noite”.
Outro fator relevante é a alta taxa de efetivação dos trabalhadores temporários. “A boa notícia é que desses temporários, pela estimativa de pesquisas realizadas nos últimos anos, cerca de 60% ficam contratados”, informou. Ele incentivou aqueles que estão em busca de colocação a se prepararem, destacando a importância dos cursos oferecidos pelo SENAC, parte do sistema Fecomércio, que inclui formação de jovem aprendiz, cursos técnicos e profissionalizantes.
As celebrações de São João, combinadas com o Dia dos Namorados, são vistas como uma bênção para o comércio nordestino.
“O nordeste tem essa bênção divina de ter duas datas importantes de vendas. É o Natal tradicional que todo o Brasil tem e, no Nordeste, a gente também tem essa época de São João”, comentou, ressaltando a importância cultural e econômica dessas festividades.