Feira de Santana

Sindicato do comércio divulga nota de repúdio após manifestação de trabalhadores do Shopping Boulevard

Por meio de nota, o Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sincofs) afirmou que desde janeiro está tentando negociar com o Sindicato dos Empregados.

20/04/2023 08h05
Sindicato do comércio divulga nota de repúdio após manifestação de trabalhadores do Shopping Boulevard
Foto: Redes Sociais

Funcionários do Boulevard Shopping realizaram um protesto ontem (19), por melhorias da segurança no estabelecimento e por melhores condições de trabalho durante feriados, especialmente com a chegada da Micareta de Feira, marcada para os dias 20 a 23 de abril.

Por meio de nota, o Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sincofs) afirmou que desde janeiro está tentando negociar com o Sindicato dos Empregados.

“Por meio de ações e transparência iniciamos e solicitamos o processo de negociação para o melhor funcionamento do comércio de Feira de Santana em períodos momescos (carnaval e micareta) desde o mês de janeiro de 2023. Infelizmente não obtivemos, por parte do Sindicato Laboral, eco de nossa solicitação. Logo em seguida fomos surpreendidos com notificação, sem a devida negociação prevista na Convenção Coletiva do Comércio de Feira de Santana. Essa notificação fechava a porta de debates se valendo da Lei Municipal 2.299/2001, que trata do funcionamento do comércio de Feira de Santana em horário especiais, aos sábados, domingos e feriados. Esta Lei em seu artigo segundo proibia, sob alguns aspectos, o funcionamento do comércio das 14 horas de sexta até o domingo de micareta. Importante informar que este artigo foi contestado em Ação Direta de Inconstitucionalidade e teve seu texto reformado com sua exclusão. Ficando, portanto, liberado o funcionamento do comércio durante o período da micareta. No entanto, a orientação do SICOMFS é de que este funcionamento não prejudique a micareta e sim a fortaleça.” diz a nota.

Confira a nota na íntegra:

O Sindicato do Comércio de Feira de Santana- SICOMFS vem a público manifestar o seu repúdio a quaisquer práticas de constrangimento, ataques à cidadania e principalmente a seus representados (nossa missão estatutária). Acreditamos em um mundo livre, justo e solidário, com igualdade de condições para todos e sem preconceitos, onde todas as pessoas têm o direito de viver e trabalhar com dignidade e respeito.

O nosso compromisso com a geração de empregos, renda e impostos e o fiel cumprimento à Lei é inegociável.

Por meio de ações e transparência iniciamos e solicitamos o processo de negociação para o melhor funcionamento do comércio de Feira de Santana em períodos momescos (carnaval e micareta) desde o mês de janeiro de 2023. Infelizmente não obtivemos, por parte do Sindicato Laboral, eco de nossa solicitação. Logo em seguida fomos surpreendidos com notificação, sem a devida negociação prevista na Convenção Coletiva do Comércio de Feira de Santana. Essa notificação fechava a porta de debates se valendo da Lei Municipal 2.299/2001, que trata do funcionamento do comércio de Feira de Santana em horário especiais, aos sábados, domingos e feriados. Esta Lei em seu artigo segundo proibia, sob alguns aspectos, o funcionamento do comércio das 14 horas de sexta até o domingo de micareta. Importante informar que este artigo foi contestado em Ação Direta de Inconstitucionalidade e teve seu texto reformado com sua exclusão. Ficando, portanto, liberado o funcionamento do comércio durante o período da micareta. No entanto, a orientação do SICOMFS é de que este funcionamento não prejudique a micareta e sim a fortaleça.

De forma antidemocrática e sem respeito à lei, nesta quarta-feira (19/04/2023) movimento de uma ínfima parcela de trabalhadores, com apoio direto do sindicato laboral-SECOFS, criou cenas lamentáveis de constrangimento e danos à imagem de nosso comércio. Importante destacar que em momento algum fomos procurados para negociar o funcionamento de qualquer empreendimento comercial durante a micareta. Ao invés de buscar o diálogo entre os Sindicatos (que são os representantes legais) preferiram realizar ameaças graves em redes sociais e balburdia dentro de estabelecimento comercial que gera emprego, renda e impostos e é orgulho para Feira de Santana e região.

Repudiamos, portanto, estes atos apoiados por quem não sentou para negociar e de forma midiática buscou pressionar e buscar uma simpatia de sua categoria de forma demagógica e sem apoio legal e popular.

O SICOMFS entende que a Prefeitura Municipal de Feira de Santana tem buscado incentivar a atividade produtiva e a geração de condições favoráveis ao livre comércio, melhorando o centro da cidade e praças comerciais, colocando em prática o Projeto Centro que mudou radicalmente o centro da cidade e fortalece a consolidação do Shopping Cidade das Compras que dá cidadania e respeito aos empresários de comércio popular.

Também entende o SICOMFS que é admirável o empenho de como é feito o difícil trabalho, porém de dedicação diuturna e de excelência, da Policia Militar do Estado da Bahia em Feira de Santana na busca de mais segurança no centro, bairros, distritos e no entorno de centros comerciais no combate à violência.

Por fim, o SICOMFS deixa, mais uma vez, uma mensagem de que a negociação, sempre com mais brevidade dá a todos previsibilidade e segurança jurídica necessária e que a melhor forma de negociação é a sentada na mesa e não em corredores de empreendimentos comerciais causando constrangimentos e insegurança para Empresários, Trabalhadores e Clientes.

Estaremos sempre com nossas portas abertas ao amplo debate e ao engrandecimento de Feira de Santana, com base no respeito à Lei e às Pessoas.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Detran-Ba realiza fiscalização em endereço irregular de pátio para guarda de veículos em Feira de Santana

Detran-Ba realiza fiscalização em endereço irregular de pátio para guarda de veículos em Feira de Santana

Após denúncias, a equipe de fiscalização constatou que a empresa fez o deslocamento...
Feira de Santana
Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem em Feira de Santana

Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem em Feira de Santana

Decreto autoriza envio de carros-pipa para atender as áreas que não têm acesso à água...
Feira de Santana
Prefeitura realiza 31 exames para diagnóstico do HTLV no Mercado de Arte Popular

Prefeitura realiza 31 exames para diagnóstico do HTLV no Mercado de Arte Popular

A ação visa a busca ativa, a conscientização e prevenção da doença, visando ampliar...