Feira de Santana

Sindicato do Comércio celebra acordo para mudança do Dia do comerciário para a segunda-feira de Carnaval

O presidente do sindicato afirmou também que já há um acordo para o funcionamento do comércio na Micareta

12/02/2024 10h39
Sindicato do Comércio celebra acordo para mudança do Dia do comerciário para a segunda-feira de Carnaval
Foto: Jorge Magalhaes

Após anos de impasse, o dia do comerciário em Feira de Santana é comemorado nesta Segunda-feira de Carnaval (12) e considerado como repouso semanal remunerado. Marco Silva, presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana, celebrou a mudança.

“Muito satisfeito que a gente tenha conseguido essa evolução onde a gente estabeleceu essa possibilidade de mudar o dia do comerciário, puxar de outubro para hoje, segunda-feira de carnaval e você ter a condição de dar um feriadão, para que os comerciários e empresários possam dar uma descansada nesse período de carnaval e principalmente pacificar, porque a gente sempre ficava naquela dúvida sobre mudar a data e agora ficou tudo claro, então hoje temos um dia que o comércio de Feira de Santana está todo fechado, com exceção de atividades essenciais como farmácias, posto de gasolina.” Disse.

Segundo Marco Silva, o acordo demorou a ser definido por conta da existência do Dia do Comerciário em outubro.

“Era o dia do comerciário no mês de outubro e o sindicato laboral tinha um entendimento que era uma data que era importante para eles, para marcar o dia deles e a gente sempre dizia que era um feriado que não contemplava todo mundo, porque era feriado para o comerciário, mas o filho estava na escola, se o esposo ou a esposa trabalhasse na indústria, na prefeitura, no estado ou no banco, trabalhava também nesse dia, então ele não podia viajar, não podia sair, era um feriado incompleto, a gente sabe da importância do simbolismo, mas ele pode ser feito na própria segunda de Carnaval, como estão tendo eventos do sindicato dos comerciários para comemorar o dia deles, então acho que ficou bom para todo mundo.” Afirmou.

O presidente informou que para a Micareta de Feira, existem leis municipais que já estabelecem o funcionamento do comércio até as 14 horas de sexta-feira.

“A micareta já tem seu período definido que vai ser de 18 a 21 de abril e também já temos como será o funcionamento do comércio, porque temos uma lei municipal que estabelece que o comércio funciona até as duas horas da sexta-feira e daí em diante é micareta. No dia 21, no domingo, é um feriado então o comércio também vai estar fechado nesse dia e na sexta-feira o centro fecha, mas os comércios dos bairros e shoppings funcionam, o que é uma coisa que já está bem sedimentado na cabeça das pessoas.”

*Com informações de Jorge Biancchi

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Anúncio oficial do nome de Zé Neto para a  prefeitura de Feira sairá em março, garante governador

Anúncio oficial do nome de Zé Neto para a prefeitura de Feira sairá em março, garante governador

Segundo o governador, Zé Neto (PT), deve ser anunciado como pré-candidato à prefeitura...
Feira de Santana
Moradores lamentam prejuízos após fortes chuvas e cobram soluções

Moradores lamentam prejuízos após fortes chuvas e cobram soluções

A situação atingiu moradores e comerciantes
Feira de Santana
Comitê de Crise estabelece decreto de situação de emergência por conta das chuvas

Comitê de Crise estabelece decreto de situação de emergência por conta das chuvas

O decreto visa facilitar o acesso do Governo Municipal a recursos estaduais e federais...