Feira de Santana

Sinaleiras recebem botoeiras digitais com sensor de aproximação

Equipamentos já instalados em frente à Associação Cristã e à Justiça Eleitoral

08/08/2022 12h05
Sinaleiras recebem botoeiras digitais com sensor de aproximação
Foto: Jorge Magalhães

Conjuntos semafóricos em alguns principais corredores de tráfego de Feira de Santana já começaram a receber as novas botoeiras digitais com sensor de aproximação. Os equipamentos garantem a acessibilidade por bip sonoro, alerta de voz e leitura em braile.

Com sistema de acionamento touch screen com LED, o pedestre não tem a necessidade de apertar um botão. Basta encostar o dedo no sensor por três segundos para ativar a sinaleira e ter uma travessia segura na faixa.

Os equipamentos foram instalados nas avenidas José Falcão (em frente à Justiça Eleitoral) e Maria Quitéria (em frente à Associação Cristã). Eles estão adequados à resolução 704/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com o superintendente de Trânsito, Cleudson Almeida, a programação das botoeiras é feita via cabo de dados por USB integrado ao conjunto semafórico.

“Além de priorizar a mobilidade e a segurança do pedestre no trânsito, as botoeiras digitais otimizam a acessibilidade de deficientes visuais”, afirma.

A tecnologia possibilita aos equipamentos mais tempo de uso, uma vez que reduz danos no sensor de ativação e a ação de vândalos que ocorria nos antigos botões analógicos.

“Também será possível customizar o equipamento controlando o volume sonoro e o horário de funcionamento. São totalmente acessíveis”, pontua o chefe da Divisão de Sinalização e Equipamentos de Tráfego, Herval Borges da Silvia.

*Secom

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Com mais de R$ 30 mil em prêmios, competição reuniu centenas de costureiras neste sábado (2) 

Com mais de R$ 30 mil em prêmios, competição reuniu centenas de costureiras neste sábado (2) 

A competição pretende valorizar peças de qualidade e costureiras talentosas.
Feira de Santana
PL inaugura com festa nova sede em Feira de Santana

PL inaugura com festa nova sede em Feira de Santana

A inauguração contou com a presença de figuras políticas importantes para o partido....
Feira de Santana
Prefeito autoriza obras de quadras esportivas e instalação de fibra ótica em escolas municipais

Prefeito autoriza obras de quadras esportivas e instalação de fibra ótica em escolas municipais

O acesso a internet será ampliado e as escolas contaram com a construção de quadras...