Saúde

Símbolo da proteção, Zé Gotinha faz o chamado especial à vacinação contra a gripe

Em Feira, 9.340 doses já foram distribuídas para as unidades de saúde

01/04/2025 12h29
Símbolo da proteção, Zé Gotinha faz o chamado especial à vacinação contra a gripe
Foto: Sara Silva

Figura emblemática e símbolo da proteção, “Zé Gotinha” está de volta para dar o seu recado: tem vacina contra a gripe nas 103 salas de imunização distribuídas nas unidades de saúde da rede municipal de Feira de Santana. E mais: é uma furadinha que não dói e deve ser aplicada em crianças entre os seis meses e seis anos de idade.

Para receber a dose de proteção, os pequenos devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis e é necessário levar o documento, cartão do SUS e a caderneta de vacinação. Idosos e gestantes também compõem o público elegível para receber a vacina, além de outros grupos prioritários. 

“São pessoas mais vulneráveis às complicações da doença. Por isso, a vacinação é tão importante. Vacina salva vidas, é um gesto de amor, responsabilidade e acolhimento”, afirma o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos.

Nesta primeira etapa da campanha, Feira recebeu 19.430 doses da vacina que protege contra H1N1, H3N2 e Influenza tipo B. O quantitativo representa 6% das doses previstas para o município.

“Demos largada ontem (dia 31) com a imunização dos grupos elegíveis, nos antecipando a abertura nacional da campanha prevista para o dia 7 de abril [próxima segunda-feira]. Quanto mais cedo aplicarmos a vacina, que é completamente segura, mais precoce as pessoas estarão protegidas”, acrescentou Rodrigo Matos.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

A vacina contra a gripe também está disponível par os trabalhadores de saúde, puérperas,  quilombolas, pessoas em situação de rua, professores, forças de segurança, de salvamento e armadas, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, caminhoneiros, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medida socioeducativa, pessoas com doenças crônicas ou deficiências, indígenas e trabalhadores dos Correios.

A coordenadora da Atenção Básica, Verônica Cavalcante, destaca que as equipes de profissionais das unidades estão preparadas para acolher as pessoas que forem receber a vacina. “Nossas equipes estão prontas para dar a assistência a todos e garantir que nenhuma das pessoas que compõem o público elegível fique sem a imunização”, pontua. 

As Unidades de Saúde da Família (USF) funcionam das 7h às 16h, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 7h às 18h e as unidades que funcionam com o Programa Saúde na Hora das 7h às 21h, sendo elas: USFs dos bairros Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; Parque Ipê I, II e III; George Américo III e IV; Videiras I, II e III, além da Rua Nova II e III/Barroquinha.

Comentários

Leia também

Saúde
Nova diretriz brasileira reduz limite da pressão considerada de risco e cardiologista alerta para prevenção

Nova diretriz brasileira reduz limite da pressão considerada de risco e cardiologista alerta para prevenção

O objetivo é prevenir AVC e infarto antes que a hipertensão se instale.
Saúde
STF determina que planos de saúde passem a cobrir tratamentos fora do rol da ANS

STF determina que planos de saúde passem a cobrir tratamentos fora do rol da ANS

Decisão estabelece parâmetros e critérios para autorização de tratamentos não previstos,...
Saúde
SUS completa 35 anos com ampliação do atendimento especializado no Brasil

SUS completa 35 anos com ampliação do atendimento especializado no Brasil

Programa federal "Agora Tem Especialistas" leva mais médicos e estrutura às regiões...