Feira de Santana

Símbolo da economia da cidade, mulher feirante foi homenageada pela Câmara de Feira

Importante símbolo da história desta cidade, onde as feiras livres tem grande relevância para a sua economia e sustentabilidade, elas foram celebradas no Poder Legislativo

10/03/2025 16h01
Símbolo da economia da cidade, mulher feirante foi homenageada pela Câmara de Feira
Foto: Câmara Municipal de Feira de Santana

Como parte das comemorações, na Câmara, pelo Dia Internacional da Mulher, transcorrido no último sábado, 8 de março, a Câmara Municipal de Feira de Santana realizou na manhã de hoje (10) uma sessão solene para homenagear um segmento muito especial: a mulher feirante. Importante símbolo da história desta cidade, onde as feiras livres tem grande relevância para a sua economia e sustentabilidade, elas foram celebradas no Poder Legislativo por iniciativa do vereador Silvio Dias (PT), em um encontro bastante concorrido.

Conduzindo os trabalhos durante a sessão, Silvio disse que as feirantes são “figuras essenciais e muitas vezes invisíveis em nossa cidade”, não apenas como vendedoras de diversos produtos, mas como verdadeiras protagonistas da sustentabilidade alimentar e da economia popular. Na luta pela sobrevivência de suas famílias, disse o vereador, elas enfrentam desafios como o preconceito de gênero, a falta de acesso a crédito e a precariedade das condições de trabalho.

Foto: Câmara Municipal de Feira de Santana

Apesar de tudo, ressaltou, “elas persistem e resistem”. Vinte feirantes foram homenageadas, representando as centenas em atividade no município. Presente ao evento, o vereador Eli Ribeiro (Republicanos) citou a questão da padronização das feiras e cidades menores que têm “espaços atraentes e bem organizados”, a exemplo de Paulo Afonso. Tambem participaram da sessão solene os vereadores José Carneiro (União Brasil) e Ismael Bastos (PL).

A sessão contou com a presença de representantes de várias associações, de localidades como Lagoa das Pedras (Jaíba), Jenipapo (Matinha), Boa Vista, Caatinga e Calandro (Tiquaruçu), Mantiba, Humildes. A mostra de um documentário sobre as mulheres feirantes atuando em todas as feiras livres da cidade foi um momento de destaque durante a solenidade.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
CDL Feira celebra 63 anos reforçando inovação, renovação e união do comércio local 

CDL Feira celebra 63 anos reforçando inovação, renovação e união do comércio local 

À frente da CDL, o presidente Juscelino Brito destaca o papel do associativismo como motor...
Feira de Santana
Fornecimento de água será interrompido na quarta-feira (14) em Feira de Santana e região 

Fornecimento de água será interrompido na quarta-feira (14) em Feira de Santana e região 

Os trabalhos devem ser concluídos apenas à meia-noite do mesmo dia. 
Feira de Santana
Nova diretoria da CDL Jovem de Feira de Santana toma posse com foco em inovação, formação e protagonismo empresarial

Nova diretoria da CDL Jovem de Feira de Santana toma posse com foco em inovação, formação e protagonismo empresarial

Durante a solenidade, os discursos reforçaram a importância do papel da juventude na...