Sicredi Centro-Sul MS/BA apoia 10 projetos sociais na Bahia e beneficia mais de 10 mil pessoas em 2024
Iniciativas nas áreas de educação, saúde e esporte reforçam o compromisso com o desenvolvimento sustentável da região
O Fundo Social da Sicredi Centro-Sul MS/BA contemplou 10 projetos sociais na Bahia em sua última seleção, impactando diretamente mais de 10 mil pessoas. As iniciativas abrangem áreas essenciais como esporte, educação e saúde, beneficiando pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. O programa é viabilizado por meio da destinação de 1% do resultado financeiro da Cooperativa, que em 2024 correspondeu a R$ 2 milhões e 178 mil, reforçando o compromisso do Sicredi com o desenvolvimento local.
Este ano, foram contempladas 324 entidades, sem fins lucrativos e legalmente constituídas nos municípios da área de atuação da Sicredi Centro-Sul MS/BA, que inclui 38 cidades de Mato Grosso do Sul e 54 cidades da Bahia. Entre os projetos contemplados estão o Asilo São Lázaro, Hospital Martagão Gesteira, Destemidos do Boxe, Projeto Crescer, APAE, AAPC, Lar Vida, Grupo Social Esporte Transforma Lauro de Freitas e Projeto Bola da Vez.
Almiro Soares, presidente da Associação Diasdavilense de Boxe (ADB), destacou a relevância do apoio para o aprimoramento do projeto: “Os recursos que recebemos do Fundo Social da Sicredi Centro-Sul MS/BA foram essenciais para adquirir equipamentos que melhoraram a qualidade dos treinos e ampliaram as oportunidades para nossos atletas. Este apoio nos mostra a força do cooperativismo em transformar vidas aqui na Bahia.”
O presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Paulo Roberto Neves, reforçou a importância do programa: “Nosso compromisso vai muito além de serviços financeiros. Acreditamos que o desenvolvimento local passa pelo apoio a projetos que transformam realidades e geram impactos positivos e duradouros.”
Mayk Wendler, assessor de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Centro-Sul MS/BA, também destacou o alcance das iniciativas: “Quando analisamos os beneficiários indiretos, percebemos que os projetos também alcançam mais de 50 mil pessoas, incluindo as famílias e a sociedade ao redor. Isso fortalece o compromisso do cooperativismo em gerar transformações reais e coletivas.”
A seleção dos projetos foi conduzida de forma criteriosa, por meio de um comitê responsável por avaliar as propostas apresentadas por entidades privadas sem fins lucrativos. O Fundo Social demonstra, mais uma vez, o propósito do Sicredi de fortalecer as regiões onde atua e promover o desenvolvimento local, por meio de iniciativas de interesse coletivo.
O projeto está alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas que visam guiar a humanidade até 2030.
Conheça os projetos apoiados pelo Sicredi via site: www.sicredi.com.br/nacomunidade/fundosocial