Brasil

Sicredi alcança marco de 3 mil agências em todo o Brasil

Instituição financeira cooperativa amplia presença em diversas regiões e projeta encerrar 2025 com mais de 270 novos pontos de atendimento

04/09/2025 16h14
Sicredi alcança marco de 3 mil agências em todo o Brasil
Foto: Danillo Freitas

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 9 milhões de associados, atingiu o marco de 3 mil agências no país. Os pontos de atendimento estão distribuídos em mais de 2,1 mil municípios, em todas as regiões do Brasil, reforçando o compromisso da instituição com a proximidade e o desenvolvimento das comunidades onde atua.

A projeção é que, em 2025, sejam inaugurados 270 espaços físicos, com investimento estimado em mais de R$ 310 milhões. Em 10 anos, o Sicredi abriu mais de 1,5 mil agências, resultando em um crescimento superior a 110% desde 2014. 

“No Sicredi, as agências são ambientes de relacionamento, acolhimento e orientação. O marco de 3 mil agências vai além de um dado numérico: representa nosso compromisso com os associados e com o desenvolvimento das comunidades. Nossas cooperativas seguem investindo para que cada agência seja um ativo estratégico, capaz de gerar impacto positivo nos locais onde estamos presentes, fortalecer vínculos e promover o crescimento local”, afirma César Bochi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi.

O Sicredi está presente em todos os estados e no Distrito Federal e tem ampliado sua atuação, levando soluções financeiras acessíveis e personalizadas a municípios de diferentes portes. Os espaços estão distribuídos tanto em grandes centros urbanos, incluindo todas as capitais brasileiras, quanto em cidades pequenas. Em mais de 200 municípios, o Sicredi é a única instituição financeira com presença física, estando em algumas cidades com menos de 2 mil habitantes, como André da Rocha (RS) e Esperança Nova (PR). 

Presença e impacto positivo

A atuação do Sicredi por meio das suas agências gera impactos concretos nas comunidades. Uma pesquisa conduzida pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), demonstra que a presença das cooperativas de crédito tem efeitos diretos no avanço econômico e social dos municípios. Os dados apontam que, nas cidades onde há essas instituições, há incremento de 10% no PIB per capita, aumento de 15,1% no total de vagas de emprego e de 15,6% no número de estabelecimentos comerciais. 

Concomitantemente à expansão física, o Sicredi também investe em soluções digitais, fortalecendo o conceito “fisital” — a integração entre canais físicos e digitais. “Paralelamente à abertura de novas agências, seguimos investindo fortemente no autosserviço digital, que já concentra mais de 96% das transações realizadas pelos nossos associados e recebe ótimos feedbacks nas lojas de aplicativos. São canais complementares, que buscam atender cada associado no que ele precisa para organizar suas finanças pessoais ou as de seus negócios. No Sicredi, a agência não é um centro de custos, mas um ponto de relacionamento humano, inclusive além do espaço físico, como em visitas, feiras e eventos da comunidade. É sobre estar junto de fato”, destaca Bochi.

Comentários

Leia também

Brasil
Novo programa de fornecimento gratuito de gás alcança 15,5 milhões de famílias brasileiras

Novo programa de fornecimento gratuito de gás alcança 15,5 milhões de famílias brasileiras

O programa foi lançado com a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Medida...
Brasil
Governo autoriza nomeação de aprovados na primeira edição do CNU

Governo autoriza nomeação de aprovados na primeira edição do CNU

As nomeações dependem da existência de vagas na data da posse e da comprovação de...
Brasil
Câmara aprova projeto que impede cobrança automática em benefícios do INSS

Câmara aprova projeto que impede cobrança automática em benefícios do INSS

Crédito consignado segue permitido com novas regras