Educação

Setembro Amarelo é tema de roda de conversa na Unex

Evento gratuito acontece no auditório da instituição feirense na próxima quinta-feira (14)

08/09/2023 12h38
Setembro Amarelo é tema de roda de conversa na Unex
Foto: Divulgação

Em um esforço contínuo para conscientizar sobre a prevenção do suicídio e promover a importância da saúde mental, o mês de setembro traz o evento “Setembro Amarelo” em todo o mundo. Diante do conteúdo discutido no mês, o Centro Universitário de Excelência – Unex, em Feira de Santana, promove uma roda de conversa de grande relevância a ocorrer no dia 14 de setembro, a partir das 19h, no auditório da instituição. O encontro acontece de forma gratuita e com inscrições através do link https://unif.tc/SetembroAmarelo .

O evento intitulado “Peça Ajuda! Seja Ajuda! Escolha a Vida!” visa trazer à tona discussões cruciais sobre a saúde emocional, autocuidado, preservação da saúde mental e emocional e a importância de buscar apoio em momentos de dificuldade emocional. A iniciativa é um esforço conjunto de profissionais de saúde mental e da comunidade acadêmica.

Destacando a importância do evento, a roda de conversa contará com a participação de renomadas profissionais da área da saúde mental. A psicóloga Maria Rosália Correia, juntamente com as psiquiatras e também professoras da Unex, Camille Batista e Maria Izabel Cavalcanti. Cada uma trará o seu conhecimento e experiências para abordar questões relacionadas à saúde mental, além de fornecer orientações sobre como reconhecer os sinais de alerta e compartilhar estratégias eficazes de prevenção do suicídio.

Organizadora e coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico do curso de Medicina da Unex, a professora Maria Rosália diz que o momento será muito importante para todos que participarem. “Esta é uma temática que ainda é pouco discutida. Algumas pessoas evitam falar do assunto e muitos não procuram ajuda por puro preconceito, além de imaginar o que as outras pessoas vão pensar a esse respeito. O Setembro Amarelo é um mês todo dedicado para a discussão e valorização à vida e estamos sempre à disposição para ajudar a todos que precisarem”, diz a psicóloga.

A conscientização sobre a saúde mental é fundamental, especialmente em tempos em que o estresse, a ansiedade e as pressões da vida cotidiana podem afetar profundamente a qualidade de vida das pessoas. Recentemente a Bahia foi citada no Anuário Brasileiro de Segurança Pública como o estado brasileiro que registrou o maior variação na taxa de mortes por suicídio do Brasil entre 2021 e 2022.
O Setembro Amarelo oferece uma boa oportunidade para que a sociedade possa conhecer, refletir e se unir à luta contra o estigma em torno das questões de saúde mental e promova a empatia, a compreensão e o apoio a indivíduos que enfrentam desafios emocionais.

Comentários

Leia também

Educação
MEC prorroga prazos de programa de formação de professores

MEC prorroga prazos de programa de formação de professores

Programa oferece os cursos às instituições de ensino superior federal ou comunitário...
Educação
Projeto Sucesso Escolar promove ações estratégicas para evitar evasão nas escolas

Projeto Sucesso Escolar promove ações estratégicas para evitar evasão nas escolas

Entre outras coisas, a ação busca assegurar o direito pleno à educação a todos os...
Educação
Investimento em novas escolas deve ultrapassar um bilhão de reais, anuncia governador

Investimento em novas escolas deve ultrapassar um bilhão de reais, anuncia governador

Investimento faz parte de um Programa de Aceleração do Crescimento