Educação

Setembro Amarelo é tema de roda de conversa na Unex

Evento gratuito acontece no auditório da instituição feirense na próxima quinta-feira (14)

08/09/2023 12h38
Setembro Amarelo é tema de roda de conversa na Unex
Foto: Divulgação

Em um esforço contínuo para conscientizar sobre a prevenção do suicídio e promover a importância da saúde mental, o mês de setembro traz o evento “Setembro Amarelo” em todo o mundo. Diante do conteúdo discutido no mês, o Centro Universitário de Excelência – Unex, em Feira de Santana, promove uma roda de conversa de grande relevância a ocorrer no dia 14 de setembro, a partir das 19h, no auditório da instituição. O encontro acontece de forma gratuita e com inscrições através do link https://unif.tc/SetembroAmarelo .

O evento intitulado “Peça Ajuda! Seja Ajuda! Escolha a Vida!” visa trazer à tona discussões cruciais sobre a saúde emocional, autocuidado, preservação da saúde mental e emocional e a importância de buscar apoio em momentos de dificuldade emocional. A iniciativa é um esforço conjunto de profissionais de saúde mental e da comunidade acadêmica.

Destacando a importância do evento, a roda de conversa contará com a participação de renomadas profissionais da área da saúde mental. A psicóloga Maria Rosália Correia, juntamente com as psiquiatras e também professoras da Unex, Camille Batista e Maria Izabel Cavalcanti. Cada uma trará o seu conhecimento e experiências para abordar questões relacionadas à saúde mental, além de fornecer orientações sobre como reconhecer os sinais de alerta e compartilhar estratégias eficazes de prevenção do suicídio.

Organizadora e coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico do curso de Medicina da Unex, a professora Maria Rosália diz que o momento será muito importante para todos que participarem. “Esta é uma temática que ainda é pouco discutida. Algumas pessoas evitam falar do assunto e muitos não procuram ajuda por puro preconceito, além de imaginar o que as outras pessoas vão pensar a esse respeito. O Setembro Amarelo é um mês todo dedicado para a discussão e valorização à vida e estamos sempre à disposição para ajudar a todos que precisarem”, diz a psicóloga.

A conscientização sobre a saúde mental é fundamental, especialmente em tempos em que o estresse, a ansiedade e as pressões da vida cotidiana podem afetar profundamente a qualidade de vida das pessoas. Recentemente a Bahia foi citada no Anuário Brasileiro de Segurança Pública como o estado brasileiro que registrou o maior variação na taxa de mortes por suicídio do Brasil entre 2021 e 2022.
O Setembro Amarelo oferece uma boa oportunidade para que a sociedade possa conhecer, refletir e se unir à luta contra o estigma em torno das questões de saúde mental e promova a empatia, a compreensão e o apoio a indivíduos que enfrentam desafios emocionais.

Comentários

Leia também

Educação
Professores de universidades estaduais paralisarão atividades na quinta-feira (18)

Professores de universidades estaduais paralisarão atividades na quinta-feira (18)

Docentes reivindicam o pagamento de perdas salariais que se acumulam há quase uma década,...
Educação
Prefeitura amplia em 252% número de vagas para Educação em Tempo Integral

Prefeitura amplia em 252% número de vagas para Educação em Tempo Integral

Ao todo, 32 escolas da rede municipal oferecem a modalidade
Educação
Professores anunciam greve em universidades federais nesta segunda-feira; UFSB e UFRB estão na lista

Professores anunciam greve em universidades federais nesta segunda-feira; UFSB e UFRB estão na lista

A categoria exige reajuste salarial de 22%, a ser dividido em três parcelas iguais de...