Saúde

Setembro Amarelo: até onde vai o papel do psicólogo e do psiquiatra na luta contra o suicídio

Unex promove roda de conversa sobre o tema com participação de profissionais de diferentes áreas

10/09/2024 16h20
Setembro Amarelo: até onde vai o papel do psicólogo e do psiquiatra na luta contra o suicídio
Foto: Divulgação

Onde começa o papel do profissional de psicologia e o do médico psiquiatra quando abordamos o tratamento? Este é mais um dos muitos questionamentos que aparecem quando abordamos o Setembro Amarelo, toda a sua campanha de combate ao suicídio e a necessidade de se autoconhecer para obter sucesso no tratamento aplicado.

Há 11 anos, a campanha do Setembro Amarelo foi abraçada nacionalmente em busca de um reconhecimento da necessidade do cuidado da saúde mental. Psicólogo e coordenador do curso de Psicologia na Unex Centro Universitário de Excelência de Feira de Santana, o professor Claudson Santana, salienta sobre o sofrimento psíquico. “Nós precisamos ficar atentos a sinais, mas nem sempre as pessoas que estão passando por algum sofrimento apresentam sinais. O sofrimento psíquico ainda mata muito”, informa.

Mas a partir de quando o paciente tem que migrar o tratamento para um médico psiquiatra? A resposta vem diretamente do médico psiquiatra Dr. Elton Macedo. Segundo ele, é importante iniciar um tratamento junto a medicamentos assim que for identificada uma resistência do paciente em conversar ou negociar. “Nós iniciamos o tratamento psiquiátrico quando a intensidade dos sintomas toma a sanidade daquele paciente, quando ele não consegue mais fazer um juízo de valor. Nesse momento, o paciente já está em um nível de sofrimento psiquiátrico muito alto e necessita uma intervenção mais direta para um sucesso no resultado”, informa o Dr. Elton, que é professor no curso de Medicina da Unex de Feira de Santana.

Segundo dados do jornal The Lancet Regional Health – Americas e desenvolvido pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde – Cidacs da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, em colaboração com pesquisadores da Harvard, entre os anos de 2011 a 2022, a taxa de suicídios entre jovens no Brasil aumentou em até 6%. A taxa de autolesões para jovens de 10 a 24 anos aumentou em 29%. Em relação ao mundo, os números caíram. Os dados apontam uma redução de 36% na taxa de suicídios. Nas Américas, os números só aumentaram. No período dos anos de 2000 a 2019, a taxa de suicídio nas Américas aumentou em 17%. No Brasil, no mesmo período, o aumento foi de 43%.

Podemos falar que a pandemia da Covid-19 aumentou o número de suicídios, diante da incidência de depressão e ansiedade, mas os números, independente do momento, apontam que a crescente se manteve.

Roda de Conversa Unex
No próximo dia 10, a campanha intitulada para o ano de 2024 é “Se precisar, peça ajuda!”. Para fortalecer a discussão e dar mais visibilidade ao assunto, o curso de Medicina da Unex – Centro Universitário de Excelência de Feira de Santana promove, no dia 12/09, próxima quinta, uma roda de conversa interprofissional sobre o assunto. O encontro com a temática “Escolha a vida! Você não está sozinho!” é aberto ao público e acontece no auditório da instituição de ensino, a partir das 18h30, com a participação da médica psiquiatra Dra. Vanessa Carvalho, da psicóloga Nariely Santana e da fisioterapeuta Viviane Marques. O momento contará com mediação da psicóloga e professora do curso de Medicina da Unex, Dra. Maria Rosália Correia.

Para inscrição, os interessados deverão acessar o link. O momento também levará integração para o campus do Centro Universitário que mantém em sua programação um dia para que todos se vistam de amarelo e reforcem a luta contra o suicídio.

Serviço:
Roda de Conversa: “Escolha a vida! Você não está sozinho!”
Quando: 12/09/2024
Horário: 18h30
Local: Auditório da Unex | Av. Artêmia Pires Freitas, s/n, Sim – Feira de Santana
Link de Inscrição: https://unex.link/SetembroAmarelo

Comentários

Leia também

Saúde
Quedas em idosos: especialista alerta para a importância de cuidados e prevenção

Quedas em idosos: especialista alerta para a importância de cuidados e prevenção

À medida que envelhecem, muitas doenças podem reduzir a mobilidade e o campo visual,...
Saúde
Setembro Amarelo: Especialistas explicam a relação entre cirurgia plástica e saúde mental

Setembro Amarelo: Especialistas explicam a relação entre cirurgia plástica e saúde mental

Procedimentos estéticos crescem no Brasil, impulsionados por avanços médicos e maior...
Saúde
Pequenas mudanças no estilo de vida podem prevenir doenças cardiovasculares, afirma cardiologista

Pequenas mudanças no estilo de vida podem prevenir doenças cardiovasculares, afirma cardiologista

Pequenas mudanças no estilo de vida podem ter um impacto significativo na saúde cardiovascular,...