Micareta de Feira termina sem crime grave contra a vida e com sete presos pelo Reconhecimento Facial
Equipes das polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros atuaram no evento.
Unidades móveis do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria da Segurança Pública permanecem ativados, até as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (24), no circuito da Micareta de Feira de Santana.
Nos locais, equipes das Superintendências de Inteligência, de Gestão Tecnológica e Organizacional e de Telecomunicações da SSP atuam juntamente com integrantes das quatros forças estaduais, Polícias Civil, Militar, Técnica e Corpo de Bombeiros Militar, além de Guarda Municipal e Coelba. Na unidade a equipe acessa cerca de 60 câmeras de vídeomonitoramento, 10 delas em unidades móveis.
Três homicidas, dois traficantes, um por violência mulher e um homem com dívida de pensão alimentícia acabaram flagrados pelas câmeras inteligentes do Sistema de Reconhecimento Facial, na Micareta de Feira de Santana. O evento, encerrado nesta segunda-feira (24), terminou sem registro de crime grave contra a vida.
Durante o evento, dois homens foram presos em flagrantes por violência contra a mulher e um por importunação sexual.
Também foram computadas 21 autuações em flagrante e 19 Termos Circunstanciados de Ocorrências lavrados.
Cerca de 120 objetos proibidos foram retirados do circuito da folia, nas revistas realizadas nos oito Portais de Abordagem. Entre os itens perigosos estavam facas, tesouras, espelhos, giletes, sacarolha, picareta de jardinagem, espeto de churrasco, alicates de unha, entre outros.
O coordenador da 1ª Coorpin de Feira de Santana, delegado Roberto Leal destacou a importância das câmeras na prisão de indivíduos que cometeram crimes graves.
“Nós contabilizamos até o presente momento, sete mandados de prisão cumpridos através dessa excelente ferramenta que foi utilizado pela primeira vez em uma festa popular aqui em Feira de Santana em 2019 e é extremamente satisfatório porque as prisões que ocorreram agora, a maioria, foram por homicídio, então percebemos que a ação das câmaras permitem a prisão de pessoas que praticaram crimes graves.”
O delegado também se mostrou satisfeito com o trabalho desempenhado pelas forças de segurança durante a festa.
“Estamos extremamente satisfeitos com os eventos que ocorreram durante toda a Micareta, percebemos que o planejamento que foi executado trouxe os resultados necessários, o planejamento permitiu também que nós adequássemos algumas situações e o fato de ter um posto do Servir aqui em Feira de Santana dando atendimento as mulheres trouxe ainda mais tranquilidade em relação ao que está acontecendo na festa. Temos que comemorar que não tivemos nenhum evento de lesão grave no circuito, foram ocorrências comuns que infelizmente acontecem em festas populares.”
*Com informações do repórter André Silva