Bahia

Sessão especial homenageia mulheres em Santa Bárbara

A sessão reforçou o compromisso de Santa Bárbara com a luta pelos direitos femininos, destacando a importância da implementação de políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade de gênero e da segurança das mulheres

08/03/2025 16h43
Sessão especial homenageia mulheres em Santa Bárbara

Na noite da última quinta-feira (6), a Câmara de Vereadores de Santa Bárbara promoveu uma sessão especial em homenagem às mulheres do município. O evento contou com a presença de autoridades, lideranças femininas e representantes de entidades que destacaram a importância da luta por direitos e da implementação de políticas públicas voltadas às mulheres.

A primeira-dama de Santa Bárbara e diretora da mulher no município, Jucivania Gomes, ressaltou a relevância da iniciativa.

“É com muita alegria e satisfação que realizamos esta sessão solene. Desejo a todas um feliz Dia das Mulheres e reafirmo meu compromisso de contribuir para o bem-estar de todas as mulheres do nosso município. Estamos trabalhando para trazer cada vez mais políticas públicas que proporcionem conforto e segurança a elas”, afirmou.

Para a coordenadora-geral da Secretaria de Desenvolvimento Social, Jesiele Lima, o evento simboliza conquistas históricas, mas também a necessidade de avançar.

“Foi de extrema importância a idealização deste evento, pois mostra que conquistamos muito, mas ainda temos muito a conquistar. Lugar de mulher é onde ela quiser, e Santa Bárbara é um local especial para acolhê-las”, destacou.

Neia Bastos, chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, pontuou a relevância das ações implementadas no município.

“Hoje, Santa Bárbara reafirma seu compromisso com a garantia dos direitos das mulheres. Durante a sessão, anunciamos o PRONAF Mulher e a entrega da sala ‘Elas à Frente’, que será inaugurada em breve pela secretária Neusa”, explicou.

O presidente da Câmara, Gilmar do Sindicato, celebrou a iniciativa e reforçou a importância da representação feminina nas discussões políticas.

“Nada mais justo que iniciarmos as comemorações em homenagem às mulheres neste espaço de debate sobre políticas públicas. Parabenizo cada mulher barbarense e reforço nosso compromisso com a luta por mais espaço e direitos”, afirmou.

O prefeito Edfrancio destacou as iniciativas municipais para o fortalecimento da mulher.

“Desde o início da nossa gestão, temos priorizado a valorização feminina. Hoje, 50% do secretariado é composto por mulheres. Além disso, implantamos a Sala Lilás e um posto do Banco do Nordeste, que trabalhará com programas de crédito voltados às mulheres empreendedoras, tanto na zona urbana quanto rural”, destacou.

O gestor também anunciou a criação da Ronda Maria da Penha no município. “Estamos estruturando a Guarda Municipal para que tenha poder de polícia e atue na proteção das mulheres. Com a conclusão do concurso, adquiriremos um veículo exclusivo para essa ronda, garantindo maior segurança para elas”, afirmou Edfrancio.

O vice-prefeito Jacó Lopes também ressaltou a importância da sessão solene e o papel fundamental das mulheres na administração pública.

“Nosso governo é diferenciado porque valoriza a presença feminina. Hoje, temos cinco secretárias mulheres, e sabemos que, quando elas estão à frente, o trabalho é ainda mais bem-feito”, pontuou.

*Com informações do repórter André Silva

Comentários

Leia também

Bahia
Codesal faz vistoria em casarão que desabou na Barroquinha; imóvel estava desocupado e não há vítimas

Codesal faz vistoria em casarão que desabou na Barroquinha; imóvel estava desocupado e não há vítimas

O órgão havia identificado riscos no local em abril; Sedur fará demolição e Limpurb...
Bahia
Petrobras retoma perfuração de poços na Bahia após seis anos

Petrobras retoma perfuração de poços na Bahia após seis anos

A estatal prevê mais de 100 perfurações nos próximos cinco anos e amplia presença...
Bahia
Prefeito de Santa Bárbara lança Copa Rural com investimento recorde e grande participação popular

Prefeito de Santa Bárbara lança Copa Rural com investimento recorde e grande participação popular

A Copa Rural de Santa Bárbara segue pelos próximos meses, com jogos e atividades em diversas...