Feira de Santana

Servidores da Policlínica de Humildes reivindicam pagamento de salário atrasado

Segundo os servidores, desde julho o pagamento do salário e o vale refeição não está sendo ofertado.

21/11/2023 11h25
Servidores da Policlínica de Humildes reivindicam pagamento de salário atrasado
Foto: Robson Nascimento

Os funcionários da policlínica de Humildes, distrito de Feira de Santana, se reuniram na manhã desta terça-feira (21) na Câmara de Vereadores para reivindicar o pagamento dos salários atrasados. Segundo os servidores, desde julho o pagamento do salário e o vale refeição não está sendo ofertado.

Segundo a Diretora do SindSaúde Bahia (Sindicato dos trabalhadores da saúde do estado da Bahia), Dart Clair, o contrato da Prefeitura de Feira com a IMAPS, — empresa que gerenciava os pagamentos — , foi reincindido há quase um mês, contudo, até o momento, nenhum direito trabalhista foi cumprido.

“Até o momento não temos nenhuma posição nem da Prefeitura, nem da Secretaria de Saúde, nem da própria empresa. Nem a chave do FGTS, nem a rescisão de contrato, nada disso está sendo viabilizado pela Prefeituram nem pela Secretaria de Saúde e os profissionais estão passando necessidade. Viemos aqui para a Câmara para pedir o apoio dos vereadores, principalmente dos que são à base do governo”, afirma a diretora ao De Olho na Cidade.

A diretora do SindSaúde Bahia também informa que, além da Policlínica de Humildes, outros profissionais da categoria estão passando por essa situação, sendo 90% de terceirização do município e cerca de mil profissionais enfrentando desafios.

Dart Clair – Diretora do SindSaúde Bahia | Foto: Robson Nascimento

“O governo federal já fez o segundo repasse e, até o momento, não tem retorno também. Não só o salário, que os profissionais já estavam esperando que fosse pago, mas também o piso da enfermagem e, até o momento, sem retorno da Prefeitura, nem da Secretaria de Saúde. Hoje na Câmara conseguimos um requerimento, que está sendo lido, pedindo uma resposta do prefeito a respeito dos atrasos, se realmente houve o pagamento à empresa, para que a gente possa comprovar que a empresa recebeu e ela que é responsável por não ter pago. E também uma audiência amanhã com a secretaria de Saúde para que ela nos dê um retorno sobre todos essas questionamentos dos trabalhadores”, pontua Dart Clair.

Em resposta ás reinvidicações, a Secretaria de Saúde divulgou uma nota oficial onde afirma que ” A Procuradoria do município tem tido audiências constantes para resolver essa demanda e assegurar que nenhum trabalhador seja prejudicado”.

Confira a nota completa:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a IMAPS recebeu o valor de R$14 milhões no mês de outubro e ficou de quitar os pagamentos que estariam atrasados e as indenizações.

A Procuradoria do município tem tido audiências constantes para resolver essa demanda e assegurar que nenhum trabalhador seja prejudicado.

É válido destacar que com a mudança na gestão da unidade nenhum funcionário foi desligado. A nova empresa, IGM, assumiu o local no dia 13 de outubro e deverá realizar o pagamento nos próximos dias.

*com informações do repórter Robson Nascimento

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Publicado decreto de Situação de Emergência por conta das chuvas em Feira

Publicado decreto de Situação de Emergência por conta das chuvas em Feira

Somente na tarde desta terça foram registrados 65mm em 4 horas
Feira de Santana
Câmara de Dirigentes Lojistas realiza whorkshop com Alberto Serrentino

Câmara de Dirigentes Lojistas realiza whorkshop com Alberto Serrentino

Na edição deste ano, que será nesta quinta-feira (22), às 19h30, no teatro da CDL,...
Feira de Santana
Mais de 1.300 crianças são vacinadas contra a dengue em Feira de Santana

Mais de 1.300 crianças são vacinadas contra a dengue em Feira de Santana

Somente nesta terça-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde vacinou 305 crianças...