Bahia

Senado institui Medalha Maria Quitéria para homenagear mulheres que se destacaram na luta pela equidade de gênero

Medida também visa celebrar Bicentenário da Independência do Brasil.

17/11/2022 11h12
Senado institui Medalha Maria Quitéria para homenagear mulheres que se destacaram na luta pela equidade de gênero
Foto: Joá Souza/Secom

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, instituiu a Medalha Maria Quitéria, destinada a celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil e a homenagear mulheres que se destacaram na luta pela equidade de gênero. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial da União (DOU) e já entrou em vigor.

Segundo a publicação, a cerimônia de entrega da Medalha será realizada em sessão do Senado Federal, especialmente convocada para esse fim, que poderá contar com a presença das homenageadas.

As concorrentes à Medalha serão indicadas por senadores e senadoras, mediante justificativa circunstanciada dos méritos das indicadas. A apreciação dos nomes será de competência da bancada feminina no Senado.

A bancada feminina deverá estabelecer os critérios para as indicações, definir, a cada ano, o período para recebimento das indicações e o quantitativo de agraciadas, avaliar e selecionar as indicações e encaminhar o nome à Mesa e propor a data destinada à cerimônia de premiação.

É facultado à bancada feminina no Senado estabelecer categorias de premiação, de acordo com a esfera de atuação das indicadas. Uma vez escolhidas as agraciadas, seus nomes serão amplamente divulgados pelos meios de comunicação e em sessão plenária.

O custeio das despesas necessárias à confecção e à entrega da Medalha Maria Quitéria, além do deslocamento e à hospedagem das agraciadas e das homenageadas serão feitos através do orçamento do Senado.

*g1

Comentários

Leia também

Bahia
MP-BA aciona unidades da Le Biscuit em Salvador por inconformidades sanitárias

MP-BA aciona unidades da Le Biscuit em Salvador por inconformidades sanitárias

Ministério Público da Bahia acionou 13 unidades do estabelecimento na região de Salvador...
Bahia
Morre o apresentador Raimundo Varela, aos 75 anos 

Morre o apresentador Raimundo Varela, aos 75 anos 

A causa da morte ainda não foi divulgada
Bahia
Ministro defende que Petrobras recompre refinaria na Bahia

Ministro defende que Petrobras recompre refinaria na Bahia

Moradores da Bahia e de Sergipe, que são atendidos pela refinaria, não estão sendo beneficiados...