Política

Senado aprova programa que facilita crédito para microempresas e MEIs

Projeto de lei que cria o Programa Acredita segue agora para sanção presidencial

18/09/2024 19h07
Senado aprova programa que facilita crédito para microempresas e MEIs
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O plenário do Senado Federal aprovou em votação simbólica, nesta quarta-feira (18), o projeto de lei (PL) nº 1725/2024, que institui o programa Acredita no Primeiro Passo. A iniciativa do governo federal busca facilitar a abertura de crédito para microempresas e microempreendedores individuais. A informação é de uma matéria do Metrópoles.

A proposta segue, agora, para sanção presidencial. A Casa Alta havia aprovado, na terça (17), a tramitação em regime de urgência do texto. A medida autorizou que o projeto não precise passar pela análise de comissões e siga direto para apreciação em plenário, acrescenta o Metrópoles.

O texto também inclui outras propostas voltadas ao mesmo público, como: o microcrédito a inscritos no Cadastro Único (CadÚnico); o Desenrola Pequenos Negócios; a criação de mercado para o crédito imobiliário; e o Eco Invest Brasil, incentivo aos investimentos em projetos sustentáveis.

O Metrópoles aponta que a medida foi criada por meio de medida provisória (MP) pelo Executivo. Apesar de ter vigência imediata, as MPs precisam ser aprovadas pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados em até 60 dias, prorrogáveis por igual período. Uma vez que isto não ocorreu, a MP perdeu a validade, mas o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), apresentou projeto de lei com o mesmo teor para validar o programa. A proposta foi aprovada na Casa Baixa no fim de agosto.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Lula se reúne com Motta para discutir MP da tarifa social e projeto do IR

Lula se reúne com Motta para discutir MP da tarifa social e projeto do IR

Encontro com presidente da Câmara não constava na agenda oficial; governo tenta acelerar...
Política
Brasil critica negativa de vistos dos EUA para participação na Assembleia da ONU

Brasil critica negativa de vistos dos EUA para participação na Assembleia da ONU

Integrantes da comitiva brasileira ainda aguardam autorização de entrada para Assembleia...
Política
Flávio Dino suspende emendas Pix por suspeitas de irregularidades em nove cidades

Flávio Dino suspende emendas Pix por suspeitas de irregularidades em nove cidades

Ministro do STF também determinou envio de informações à Polícia Federal