Seminário em Feira de Santana destaca nova fase do Minha Casa Minha Vida
O evento teve como foco os avanços, desafios e impactos sociais e econômicos do programa, especialmente em sua modalidade rural.
Feira de Santana sediou nesta sexta-feira (04) um seminário sobre o programa Minha Casa Minha Vida, reunindo representantes do Governo Federal, Caixa Econômica Federal, lideranças comunitárias e parlamentares. O evento teve como foco os avanços, desafios e impactos sociais e econômicos do programa, especialmente em sua modalidade rural.
A superintendente nacional de Habitação Rural e Entidades Urbanas da Caixa Econômica Federal, Noemi Lemes, destacou o papel estratégico da instituição na execução da política habitacional.
“A Caixa é um banco cem por cento público, o principal parceiro do Governo Federal na execução das políticas públicas. O Minha Casa, Minha Vida, especialmente na Faixa 1, voltada para famílias de baixa renda, tem na Caixa sua principal executora. Já beneficiamos mais de 8 milhões de famílias desde 2009. E o impacto vai muito além da moradia: estamos falando de geração de emprego, renda e dignidade para milhões de brasileiros”, afirmou Noemi.
Ela também ressaltou o diferencial da habitação rural no programa.
“No Minha Casa Minha Vida Rural, a família já mora no campo. O que fazemos é construir uma nova casa ou melhorar a existente, garantindo condições dignas para que essa família permaneça na zona rural, com saúde, segurança e autoestima. E isso gera felicidade e desenvolvimento local”, concluiu.
Já o secretário nacional de Habitação, Augusto Rabelo, destacou a retomada e fortalecimento do programa com os investimentos recordes realizados nesta nova fase do governo Lula.
“A reconstrução do Minha Casa Minha Vida, com o apoio do presidente Lula, do ministro Rui Costa e do ministro Jader Filho, já nos permite comemorar 1,5 milhão de moradias contratadas. E aqui na Bahia, com o apoio do governador Jerônimo, o programa ganha ainda mais força”, disse.
Ele ainda frisou o diálogo constante com os movimentos sociais.
“Temos um diálogo permanente com as lideranças sociais e com o apoio da Casa Civil para atender as demandas e aprimorar as regras. Aqui mesmo na Bahia realizamos reuniões frequentes. Estamos ouvindo, dialogando e aperfeiçoando.”
Durante o encontro, o deputado federal Zé Neto, um dos articuladores do seminário, destacou a importância de Feira de Santana no cenário nacional do programa:
“Feira é uma das maiores referências do Minha Casa Minha Vida no Brasil. Já são cerca de 70 mil unidades habitacionais entregues e contratadas. Isso é fruto da articulação entre movimentos sociais, setor técnico, Caixa Econômica e apoio político. Agora, nosso foco é fortalecer o Minha Casa Minha Vida Rural, que ainda não avançou como deveria na nossa região.”
Zé Neto também reforçou a importância de se garantir não apenas a casa, mas a dignidade completa às famílias beneficiadas:
“Não basta construir as casas. Precisamos garantir educação, transporte, segurança e estrutura social nos conjuntos habitacionais. Hoje estamos aqui com as pessoas certas para discutir e garantir que isso avance também no campo.”
*Com informações do repórter Matheus Gabriel