Seminário discute sobre o combate à violência nas escolas
O evento reuniu representantes do Ministério Público, Polícia Civil, Guarda Municipal e mais de 100 diretores e coordenadores de unidades escolares.
Gestores escolares foram orientados quanto a adoção de medidas em situação de abuso sexual, agressões e violações de direitos que envolvam estudantes da rede municipal durante o Seminário de Combate à Violência realizado nesta segunda-feira (10).
O evento promovido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação ocorreu no Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva e reuniu representantes do Ministério Público, Polícia Civil, Guarda Municipal e mais de 100 diretores e coordenadores de unidades escolares.
“Propor este momento é uma das estratégias da Secretaria para combater os casos de violência que envolvem estudantes da rede dentro e fora do ambiente escolar, fortalecendo a escola enquanto ambiente acolhedor e seguro. Ter a presença dos órgãos de segurança orientando quanto às medidas adotadas, como proceder e a que devemos estar atentos qualifica ainda mais esse trabalho”, explica a secretária de Educação, Anaci Paim.
Durante a participação, o delegado Fábio Feitosa, da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) destacou a importância do encaminhamento de atos infracionais praticados por estudantes. “É fundamental que os gestores escolares façam o registro dessas condutas que ocorram na escola para que a delegacia conduza o procedimento até o juizado da infância e juventude”, ressalta.
A atuação da Guarda Municipal também reforça as medidas de prevenção e segurança nas unidades escolares através da Ronda Escolar. Desde o início do ano letivo, 124 visitas já foram realizadas pela Guarda nas escolas da sede e da zona rural.
“Nós temos uma viatura específica para isso que trabalha 24 horas e fazemos uma programação para que eles possam visitar o maior número de escolas possíveis tanto dentro da cidade como nos distritos. Há também as situações de emergência que nos deslocamos de imediato para atender a demanda”, pontua o comandante da Guarda Municipal, Itamar Soares.