Sem definir data, Pacheco diz que criará CPI mista sobre 8 de Janeiro
O presidente da República, porém, é contra a criação de um colegiado para apurar os atos golpistas
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que vai instalar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar os ataques às sedes do Três Poderes em 8 de janeiro. Ele declarou, nesta terça-feira (18), que fará a leitura do pedido de criação do colegiado. A data de criação da CPI mista, no entanto, ainda é incerta.
Nesta terça, foi marcada uma sessão do Congresso em que o pedido de abertura do colegiado pode ser lido. Mas Pacheco avalia adiar a sessão a pedido de líderes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O presidente da República é contra a criação de um colegiado para apurar os atos golpistas. O petista considera que o governo tem os instrumentos necessários para investigar os crimes.
Por outro lado, o presidente do Senado disse que ainda não analisou um requerimento de partidos políticos e da liderança do governo para adiar a sessão. “Esse requerimento não foi apreciado, e logo após a minha saída aqui do Palácio do Planalto vou reunir com os líderes na presidência do Senado para poder apreciar esse pedido e o fundamento dele”, disse.
Líderes da oposição favoráveis à CPMI enviaram um ofício a Pacheco pedindo a manutenção da sessão do Congresso.
*Metro 1