Polícia

Seis internos são transferidos do Conjunto Penal de Jequié

Os custodiados que exerciam atuação no crime organizado foram encaminhados para unidades prisionais da Seap

07/01/2025 06h13
Seis internos são transferidos do Conjunto Penal de Jequié
Foto: Tony Silva / Nucom / Seap

Ações da Operação Força Máxima Verão, deflagrada pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), por meio da Polícia Penal da Bahia, resultaram na transferência de seis internos do Conjunto Penal de Jequié (CPJe), além da apreensão de materiais ilícitos, na segunda-feira (6).

Os seis custodiados do CPJe, monitorados pela Coordenação de Monitoração e Avaliação do Sistema Prisional (CMASP) – cujo órgão é a
Agência de Inteligência da Polícia Penal – são suspeitos de exercer influência sobre organizações criminosas, as quais são responsáveis por homicídios e o tráfico de drogas no município. Durante a Operação Força Máxima Verão da Seap também foram apreendidos cadernos com anotações suspeitas, três armas brancas e duas soqueiras artesanais, cordas tipo “Tereza” e cabo USB.

Não houve intercorrência durante a operação e as ações transcorreram sem gerar interrupção das assistências básicas aos custodiados, preservando os direitos previstos na Lei de Execuções Penais. As buscas foram realizadas em três pavilhões, resultando em 42 celas revistadas, com mais de 210 internos verificados. A unidade prisional de Jequié abriga aproximadamente 530 custodiados.

As ações da Seap são coordenadas pela Superintendência de Gestão Prisional (SGP), por meio da Diretoria de Segurança Prisional (DSP). Em campo, as atividades foram realizadas por equipes do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP), da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP), da Coordenação de Monitoração e Avaliação do Sistema Prisional (CMASP) e policiais penais ordinários.

Comentários

Leia também

Polícia
Após aumento de quase 200% nas infrações, PRF reforça ações educativas

Após aumento de quase 200% nas infrações, PRF reforça ações educativas

Ação educativa inclui orientação sobre uso do cinto de segurança, leis de trânsito,...
Polícia
Operação Posto Legal vai intensificar ações de fiscalização em toda a Bahia em 2025

Operação Posto Legal vai intensificar ações de fiscalização em toda a Bahia em 2025

O planejamento das atividades foi realizado nesta sexta-feira (14), na sede da Copec
Polícia
Polícia Militar apreende drogas no Conjunto Panorama

Polícia Militar apreende drogas no Conjunto Panorama

Toda substância entorpecente apreendida, foi apresentado à Delegacia competente para...