Feira de Santana

Segurança reforçada e sensação de tranquilidade marcam plantão do MP na Micareta de Feira, afirma promotor

A presença de famílias no circuito foi um dos aspectos mais celebrados pelo promotor

03/05/2025 21h45
Segurança reforçada e sensação de tranquilidade marcam plantão do MP na Micareta de Feira, afirma promotor
Foto: André Silva

O promotor de Justiça Audo Rodrigues, coordenador do plantão do Ministério Público na Micareta de Feira de Santana, avaliou de forma positiva o andamento da festa, destacando os avanços na segurança e o retorno da sensação de tranquilidade para os foliões. Segundo ele, os resultados já são visíveis, com reflexos não apenas na segurança, mas também na saúde pública.

“Já dá vontade de comemorar, mas ainda temos a noite de hoje, o dia de amanhã e o arrastão”, ponderou Audo. Ele ressaltou que, nos últimos anos, houve uma “evolução muito grande na participação dos envolvidos, nos diálogos entre estado, município, Ministério Público, sociedade civil e empresários”. Para ele, esse esforço conjunto tem ajudado a resgatar o espírito da verdadeira micareta e afastar a antiga sensação de insegurança que marcava a festa.

A presença de famílias no circuito foi um dos aspectos mais celebrados pelo promotor: “É ver uma pipoca muito bonita, todo mundo gritando, família brincando, isso mostra o ambiente que queremos.”

Ele também chamou atenção para os números levantados pelo Ministério Público: “Em dois dias de festa, tivemos 470 ocorrências no circuito. Embora tenha havido um aumento específico, houve uma redução significativa na quantidade de furtos e roubos de celulares, além de menos atendimentos nas unidades de saúde, o que mostra o impacto positivo da segurança pública também na área da saúde.”

Segundo Audo, não houve nenhum paciente encaminhado para atendimento médico por violência no circuito e nenhum crime violento registrado no perímetro da festa. Um exemplo do êxito da atuação foi a prisão de um homem com mandado de prisão em aberto, flagrado pelas câmeras de monitoramento ao tentar entrar no circuito.

“Foram instaladas provisoriamente mais de 400 câmeras não só no circuito da festa, mas também em áreas do entorno. Uma dessas câmeras identificou esse indivíduo, que foi preso pela Polícia Civil e encaminhado ao sistema penitenciário após audiência de custódia”, explicou.

A atuação do sistema de monitoramento também resultou na prisão de sete a oito pessoas por reconhecimento facial e na detecção de quatro indivíduos utilizando tornozeleiras eletrônicas dentro do circuito. “Três deles já tiveram a prisão decretada e dois já estão presos”, afirmou.

Sobre a presença de menores em situação de trabalho, o promotor informou que foram identificados “alguns poucos casos” de trabalho infantil, em ação conjunta com o município, o Ministério Público do Trabalho e o Conselho Tutelar. As providências legais foram tomadas, com encaminhamento dos responsáveis.

Audo Rodrigues destacou o sentimento que predomina entre os foliões: “É uma situação em que, quando a gente passa pelo circuito, consegue perceber as pessoas comentando sobre o retorno da sensação de segurança. Seja pela baixa incidência de crimes, seja pelo patrulhamento ostensivo ou pelo monitoramento eletrônico, a verdade é que as pessoas estão se sentindo seguras na festa.”

*Com informações do repórter André Silva

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Olodum celebra 46 anos com energia e clássicos na Micareta de Feira de Santana

Olodum celebra 46 anos com energia e clássicos na Micareta de Feira de Santana

Com muita alegria e empolgação, o Olodum mostrou mais uma vez por que é referência...
Feira de Santana
Secretário de Cultura destaca força dos blocos afros na Micareta de Feira

Secretário de Cultura destaca força dos blocos afros na Micareta de Feira

O programa Ouro Negro, criado para apoiar entidades culturais negras, tem sido peça fundamental...
Feira de Santana
Fé e louvor: 27º Vem Louvar reúne fiéis em Feira de Santana

Fé e louvor: 27º Vem Louvar reúne fiéis em Feira de Santana

Promovido pela Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese, o evento é gratuito...