Segurança na Micareta de Feira será ampliada com efetivo maior e novas estratégias
Uma das novidades para este ano será a implementação de um serviço que atuará em casos de delitos contra a dignidade sexual, como importunação sexual.
A Micareta de Feira 2025 já está em fase de planejamento e ocorrerá entre os dias 1 e 4 de maio. Para garantir a segurança dos foliões, o efetivo policial será reforçado e contará com a integração de diferentes órgãos. A informação foi confirmada pelo coordenador da Polícia Civil, delegado Yves Correia, que destacou as estratégias para a manutenção da ordem pública durante o evento.
“Certamente já está bem avançada a organização. Algumas alterações ocorreram este ano, uma vez que a base principal que era o Colégio Estadual está em reforma. Mas já está tudo bem adiantado com o Colégio Gastão. Como compostos de proteger e servir, traremos um grande efetivo para manter não só a parte do circuito interno da Micareta, como também toda a cidade protegida”, afirmou o delegado.
Ele explicou que a segurança não será focada apenas no circuito da festa, mas também em outras regiões de Feira de Santana.
“Teremos diversos plantões, seja na parte do percurso da Micareta, bem como na ‘área extramicareta’. O plantão vai seguir firme, assim como o plantão regional e os plantões na central de flagrantes, para manter a cidade em paz”, detalhou.
Correia também informou que as ações de segurança começam bem antes do início da festa. “Temos diversas operações que já iniciam previamente. A segurança da Micareta impacta diretamente na cidade como um todo, então realizamos várias operações de inteligência de forma sequencial para garantir uma festa de paz, alegria e descontração, sem estresse”, frisou.
Uma das novidades para este ano será a implementação de um serviço que atuará em casos de delitos contra a dignidade sexual, como importunação sexual. “Teremos equipes prontas e especializadas para atender esse público, o que é muito importante”, acrescentou.
Integração das forças de segurança
O Tenente-Coronel Müller, que está a frente do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), reforçou a importância da integração entre os órgãos de segurança para garantir uma festa tranquila.
“Todos os preparativos relacionados ao policiamento estão sendo feitos com muito cuidado. O policiamento reforçado começa antes do início da Micareta, com ações ostensivas para que a população visualize a presença policial e tenha confiança de que, durante a festa, teremos um esforço especial para manter a ordem”, explicou.
O comandante detalhou que a estratégia envolve a ampliação da segurança em toda a cidade, não apenas no circuito Maneca Ferreira.
“O policiamento irá ‘envelopar’ toda Feira de Santana, com um acréscimo substancial de viaturas, motocicletas, cavalaria, aeronaves e patrulhas. O objetivo é garantir que os foliões possam se divertir e retornar para suas casas com segurança”, destacou.
Outra novidade para a Micareta de Feira 2025 é a integração das câmeras de segurança para reconhecimento facial, em parceria com a Prefeitura.
“Essa tratativa está acontecendo através da Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria de Prevenção do município. Já houve uma conversa positiva entre o governador do Estado e o prefeito da cidade, que estão alinhados para oferecer o que há de melhor em tecnologia para a segurança pública”, concluiu o comandante.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim