Segurança, cultura e inclusão marcam balanço da Micareta 2025 apresentado pelo Governo do Estado
O secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, destacou a importância da parceria entre Estado e Prefeitura para o sucesso da festa.
Com mais de 1,3 milhão de foliões nas ruas, crescimento de público de 31% em relação ao ano anterior, redução nos índices de violência e grande impacto econômico para o município, o Governo da Bahia apresentou, nesta terça-feira (6), o balanço oficial da Micareta de Feira de Santana 2025. O evento foi marcado pelo investimento de R$ 26 milhões em ações estratégicas nas áreas de segurança, saúde, cultura e garantia de direitos. O secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, destacou a importância da parceria entre Estado e Prefeitura para o sucesso da festa.
“Eu cheguei em Feira e fui ao prefeito Zé Ronaldo pra fazer um agradecimento em meu nome, em nome do governador Jerônimo, da nossa equipe toda de governo pela cooperação com a qual trabalhamos na organização e na realização dessa micareta. Nós vimos aqui um balanço muito positivo sob todos os aspectos. É uma micareta que evolui e se consolida como um dos principais eventos culturais da Bahia e do Brasil”, afirmou Bruno Monteiro.
Segundo ele, o sucesso da edição deste ano é resultado direto da cooperação institucional entre o Governo da Bahia e a Prefeitura de Feira.
“Antes de fazer esse balanço, eu fiz questão de ir ao prefeito, fazer esse agradecimento e reafirmar nosso desejo de seguirmos trabalhando em cooperação. Tanto agora, para a avaliação de todos os dados e serviços prestados, quanto para os preparativos do próximo ano. Nosso objetivo é aprimorar cada vez mais”, reforçou o secretário.
Segurança: redução de ocorrências e sensação de tranquilidade
O comandante do CPR-L, coronel Muller, também celebrou os resultados. “Foi um dia de festa com redução significativa do número de ocorrências, mesmo com o aumento do público. As pessoas foram ao circuito, acreditaram no sistema de segurança e aproveitaram a festa com tranquilidade. Isso mostra que a micareta está no caminho certo”, destacou.
A redução de furtos de celulares, por exemplo, foi expressiva: de mais de 250 casos em 2024 para menos de 150 neste ano.
“A presença efetiva do policiamento ostensivo, a conscientização da população e estratégias como o uso de doleiras e bolsos com zíper foram fundamentais”, explicou o coronel.
Outro ponto positivo foi a diminuição das brigas. “Com o clima mais pacífico da festa, as pessoas dançaram e curtiram, sem aquela velha cultura de enfrentamento. Tivemos pouquíssimos casos de brigas”, completou.
O coronel ainda exaltou o comportamento da tropa. “Ano passado houve episódios de violência policial, mas este ano não tivemos nada disso. Nenhum vídeo viralizou, não houve reclamações. A orientação foi clara: tratar o cidadão como gostaríamos de ser tratados. E esse comportamento foi cumprido com excelência. A sensação ao final foi de dever cumprido.”
Impacto econômico e inclusão social
De acordo com a Secretaria de Turismo, a rede hoteleira teve ocupação média de 78%, chegando a 90% na região central. Para Bruno Monteiro, esse dado comprova o potencial econômico da micareta.
“Mesmo com chuva, houve retorno positivo. Ainda não temos os números do comércio, mas certamente são animadores”, afirmou.
Outro destaque foi o impacto ambiental e social gerado pelo trabalho de coleta seletiva durante os quatro dias de festa: oito toneladas de material reciclável foram recolhidas por cooperativas.
“É um trabalho essencial que dignifica os catadores e catadoras, gera emprego, renda e ainda protege o meio ambiente. Seguiremos investindo nisso de forma determinada”, garantiu o secretário.
Perspectivas para o futuro
A visita do secretário Bruno Monteiro à cidade também serviu para alinhar planos futuros com a Prefeitura. Segundo ele, o prefeito José Ronaldo manifestou interesse em discutir o apoio do Governo do Estado ao São João de Feira. “Temos toda a disposição. Queremos fortalecer todos os serviços e também a cultura da cidade”, afirmou.
O secretário reiterou o compromisso do Governo da Bahia com a construção de políticas públicas culturais sólidas e com a valorização dos eventos populares: “Nosso desejo é seguir trilhando esse caminho com diálogo, planejamento e, sobretudo, parceria. Porque quem ganha com isso é Feira de Santana.”
*Com informações do repórter Matheus Gabriel