Segurança, e acolhimento norteiam resultados positivos do Hospital da Mulher
A unidade totalizou 45 mil atendimentos à gestantes na emergência
Um hospital resolutivo, que proporciona às pacientes segurança e acolhimento. A proposta de gestão implantada no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, é refletida nos números positivos da unidade neste ano de 2022. O balanço do HIPS e dos outros órgãos geridos pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana estão sendo apresentados pela presidente da autarquia, Gilberte Lucas, em várias entrevistas em programas de rádio da cidade.
Ela observa que os resultados obtidos pelo Hospital da Mulher se dão graças aos investimentos feitos pelo Governo Municipal, através da Fundação Hospitalar (FHFS), no processo de reestruturação e modernização da unidade.
“Foi um ano positivo, com os esforços de todos e a compreensão da população, que tornou possível fazer mudanças estruturais e ampliações sem parar o fluxo do atendimento”, salientou Gilberte Lucas.
Este ano o Hospital da Mulher inaugurou uma nova ala de enfermaria com mais 16 leitos de obstetrícia clínica, com aquisição de equipamentos para uma nova sala de vacinas e para a nova Casa da Puérpera. Em 2022 também foram entregues a população uma farmácia satélite e o novo Lactário. Com investimentos de R$ 3 milhões de reais, as obras foram divididas em três etapas, já concluídas, com a reforma das enfermarias B e C e a ampliação do berçário de médio risco para mais 8 novos leitos.
“Realizamos também reformas nos banheiros, no sistema de ar-condicionado, iluminação, renovação da pintura, da emergência e fachada do Ambulatório de Especialidades do HIPS; fizemos a substituição do mobiliário e do piso vinílico na UTI Neonatal. Tudo isso preservando a saúde e segurança dos pequenos”, assegura.
Para a gestora essas mudanças contribuem para o aumento da oferta de serviços e da assistência realizada no Hospital da Mulher. Entre janeiro e novembro, a unidade totalizou 45 mil atendimentos à gestantes na emergência, com 9.998 internamentos para o parto e quase 300 cirurgias ginecológicas. Também foram registrados outros 83 mil atendimentos em diversas outras especialidades, como: assistência em pediatria, ginecologia, pré-natal de alto risco, psicologia, neuropediatra, fonoaudiologia e fisioterapia.
No Laboratório de Análises Clínicas do Hospital da Mulher foram 426 mil exames realizados durante o ano. Ainda consta o balanço dos atendimentos realizados no CMDI (Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem), que realizou 51 mil atendimentos e o CMPC (Centro Municipal de Prevenção ao Câncer), que realizou 39 mil atendimentos durante o ano.
*Prefeitura de Feira/Secom