Bahia

Segunda edição da ConstruNordeste é aberta em Salvador

Evento começou na quarta-feira (31) e ocorre até sexta-feira (2)

01/08/2024 08h32
Segunda edição da ConstruNordeste é aberta em Salvador
Foto: Joá Souza/GOVBA

A segunda edição da Expo Construção Civil do Nordeste, a ConstruNordeste iniciou nesta quarta-feira (31), o evento, considerado o maior do segmento do Norte e Nordeste do Brasil, ocorre até sexta-feira (2), no Centro de Convenções Salvador, no bairro da Boca do Rio, e é realizado com o apoio do Governo do Estado. Durante três dias, o público poderá conhecer um pouco mais do trabalho realizado pelos órgãos baianos no setor de construção, como financiamentos, apresentação de projetos, obras realizadas e tecnologias implementadas para redução de custos.

O Governo da Bahia está representado por alguns órgãos e empresas. A Companhia de Gás da Bahia (BahiaGás) patrocina e participa da ConstruNordeste pelo segundo ano. No estande do órgão é possível ter informações a respeito do gás natural canalizado, além de ações e projetos. “Aqui é um ambiente da indústria da construção civil, que movimenta a economia baiana, que gera empregos, que gera renda para o estado e que está associado a alguns dos programas mais importantes do governo federal e do governo baiano”, avaliou o diretor-presidente da BahiaGás, Luiz Gavazza, explicando a união com o setor, para oferecer melhores condições habitacionais para os cidadãos.

Este também é o segundo ano da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) na exposição. Para esta edição, foram preparadas algumas novidades. Além da equipe demonstrando as soluções implantadas em obras públicas, há uma maquete de escola em tempo integral e outra do Hospital Costa das Baleias, localizado em Teixeira de Freitas. As visitas podem ser feitas com a utilização de óculos de realidade virtual. A tecnologia também estará presente com um tour 360º para visualização de intervenções na encosta no Santo Antônio Além do Carmo, na capital.

“A construção civil é um grande vetor de crescimento para o nosso estado, e nós temos essas parcerias com todas as empresas da construção, que vem sendo o braço operacional para que a gente possa levar o desenvolvimento a cada canto da Bahia”, destacou o diretor-presidente da Conder, José Trindade, lembrando que o governo federal destinou R$ 119 bilhões para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Bahia, valor que será investido em construção de hospitais, escolas, drenagem e encostas.

Atividades

A programação conta com plenárias sobre segurança na indústria da construção, sustentabilidade, inovações tecnológicas, e soluções que aperfeiçoam os processos construtivos. Haverá rodada de negócios, seminários sobre segurança e atualização de normas técnicas ABNT, e o Fórum das Mulheres. A secretária de desenvolvimento urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, participou de um painel sobre o programa habitacional Minha Casa Minha Vida, que subsidia a aquisição de imóvel para população de baixa renda. “Não é apenas uma proposta de política pública. Ele é uma oportunidade da gente fazer uma transformação social com as famílias que sonharam a vida toda ter a sua casa própria”, pontuou a secretária. De acordo com ela, o governo estadual tem investido recursos próprios para construir, cada vez mais, habitações na Bahia.

Outra instituição estadual que participa da feira é a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). No espaço dedicado a ela, são fornecidas informações sobre os projetos Participa Fornecedor e EmbasaCad, direcionados ao relacionamento com os fornecedores. As demais secretarias envolvidas com a ConstruNordeste são as de Turismo (Setur) e da Fazenda (Sefaz-Ba), além da Agência de Fomento do Estado (Desenbahia). Os órgãos apresentam as condições de financiamento das obras e também de incentivos para a atração de construtoras e outras empresas ligadas ao ramo de atividade. A Desenbahia, por exemplo, criou linhas de crédito para atender os empresários do segmento, financiando máquinas e equipamentos, e para capital de giro, com condições especiais. A previsão é movimentar R$ 100 milhões nos três dias.

A visitação à feira é gratuita e acontece das 13h às 21h. É esperado um público de 45 mil pessoas ao longo dos três dias de programação. Aproximadamente 150 estandes de construtoras e empresas prestadoras de serviço, de equipamentos e tecnologias ligados à construção civil estão montados no Centro de Convenções.

Comentários

Leia também

Bahia
Enterrados na Bahia os corpos de duas vítimas do acidente com 41 mortos na BR-116, em Minas Gerais

Enterrados na Bahia os corpos de duas vítimas do acidente com 41 mortos na BR-116, em Minas Gerais

Sepultamentos ocorreram em Barra do Choça, no sudoeste do estado
Bahia
Guarda Municipal resgata mais de 30 jiboias em quintal de casa na Bahia

Guarda Municipal resgata mais de 30 jiboias em quintal de casa na Bahia

Animais foram recolhidos e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) ...
Bahia
Idoso é resgatado após ficar 30 dias desaparecido em cidade do interior da Bahia

Idoso é resgatado após ficar 30 dias desaparecido em cidade do interior da Bahia

Homem foi localizado na terça-feira (24) através de ação conjunta com SAMU e Bombeiros...