Secretário Pablo Roberto anuncia nova seleção REDA e garante professores em todas as salas de aula
Matrícula escolar confirmada e novas ações para qualificação do ensino municipal
O secretário de Educação de Feira de Santana e vice-prefeito, Pablo Roberto, iniciou sua gestão com uma série de compromissos e iniciativas voltadas para a melhoria do sistema educacional do município. Em um evento de boas-vindas aos gestores escolares nesta segunda-feira (06), que contou com a presença do prefeito José Ronaldo, Pablo destacou a importância de trabalhar de forma integrada para qualificar a educação.
“Enche o nosso coração de alegria ser acolhido nesse novo desafio à frente da Secretaria de Educação aqui de Feira de Santana pelos gestores escolares. Um evento importante, o prefeito esteve aqui também reafirmando o compromisso com a educação, reafirmando tudo aquilo que nós estamos conversando. Já são aproximadamente 60 dias, e o que nós sonhamos é melhorar e qualificar a educação a cada dia”, afirmou o secretário.
Em relação a um problema recente com as matrículas escolares, que enfrentaram atrasos devido a questões financeiras da empresa responsável, Pablo Roberto assegurou que a situação está sendo resolvida.
“Eu estive aqui na secretaria ainda quando a professora Anaci estava aqui e ela reafirmou que estava tudo ok, que estava tudo já reorganizado, a empresa recebeu algumas parcelas do atraso e estava funcionando. Hoje à tarde teremos uma reunião aqui também com a empresa, onde faremos junto com a diretoria responsável pela matrícula, alguns ajustes do que entendemos ser importante para esse momento”, disse Pablo.
O secretário garantiu ainda que as matrículas estarão abertas a partir do dia 14, e que as orientações para pais, mães e responsáveis serão amplamente divulgadas.
“Posso assegurar à toda população feirense que a matrícula está confirmada e começará no dia 14. A partir de amanhã vamos falar amplamente com a cidade de Feira de Santana sobre os passos que os pais, mães e responsáveis deverão seguir”, afirmou.
Além disso, Pablo Roberto está realizando uma série de visitas às unidades escolares da cidade, com o objetivo de fazer um diagnóstico das necessidades de cada unidade.
“Nós estamos com um grande mutirão esta semana. Vamos visitar 100% das escolas, estamos com grande esforço aqui com muita gente da secretaria envolvida. A ideia é fazer um checklist, conversar com o gestor e identificar tudo o que precisa ser feito para que possamos começar o ano letivo no próximo dia 6 de fevereiro com a escola funcionando na sua plenitude”, explicou.
A questão das refeições nas escolas integrais, afetadas pela demissão das merendeiras pela empresa terceirizada em dezembro, também foi mencionada. ,
“A empresa argumenta que, sem aulas, não há razão para manter os funcionários, conforme previsto no contrato. Marcamos uma reunião para discutir esse processo e definir as ações para evitar prejuízos”, informou o secretário.
Outro tema recorrente foi a falta de professores na rede municipal, que tem gerado reclamações. Pablo Roberto anunciou medidas para resolver o problema: “Temos uma necessidade de aproximadamente 250 professores. O prefeito determinou que sejam adotadas providências para convocar 300 aprovados no concurso o mais rápido possível. Além disso, realizaremos uma seleção REDA para mais 300 profissionais, sendo 150 para salas de recursos e outros 150 como professores volantes.”
Por fim, o secretário comentou a expectativa sobre os precatórios dos professores, assunto que será tratado em uma reunião com a Secretaria da Fazenda.
“Iremos nos reunir amanhã pela manhã com nossa equipe e com a Fazenda. Em breve, traremos informações para a população de Feira de Santana”, garantiu.
O prefeito José Ronaldo também esteve presente no evento e destacou a importância do diálogo entre a gestão municipal e os profissionais da educação.
“Pablo me convidou para esse café da manhã com os gestores das escolas públicas de Feira de Santana. É um prazer muito grande participar aqui desse momento, aproveitar para bater um papo e tentarmos também falar um pouco sobre o futuro”, disse o prefeito, que reforçou o apoio à nova gestão na educação.
Sobre a possibilidade de ampliar o diálogo com o sindicato dos professores, José Ronaldo afirmou que o momento ainda não é adequado para discutir questões financeiras dos servidores.
“Olha, eu só tenho dois dias. A gente precisa ver momentos e momentos. Eu não posso falar hoje de questões financeiras de servidores, porque eu não tenho a menor ideia. Preciso saber tudo isso. Não se faz isso de uma noite para o dia”, concluiu.
*Com informações do repórter Rafael Marques