Secretário de Transportes faz balanço das ações de 2023
Ele destaca as reformas e reajuste na tarifa
À frente da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Feira de Santana (SMTT) há seis meses, Sérgio Carneiro fez uma prestação de contas das ações realizadas pela pasta neste período. Ele destacou as reformas em alguns terminais e se referiu à pandemia de Covid-19 como um dos fatores que prejudicou a vida dos usuários do transporte público.
“O período pandêmico reduziu o número de usuários, foi adotada e consagrada a forma de trabalho chamada de home office que sempre fui a favor. A pandemia foi ruim e deixou várias sequelas, nesse tempo, os que eram obrigados a trabalhar buscaram meios alternativos e a quantidade de motos cresceu bastante. Iniciamos um processo de recuperação, tenho apenas seis meses na secretaria, mas temos números indicando o aumento da quantidade de usuários, com as medidas simples que tomamos. Quando entrei, a primeira coisa que fiz foi a compra de 96 cones, que colocamos em 8 pontos estratégicos do centro de Feira de Santana, priorizando a mobilidade e embarque dos ônibus. Os carros de fiscalização impedia que qualquer outro tipo de veículo ingressasse. Depois, reativamos a pista exclusiva da Senhor dos Passos e da Visconde do Rio Branco, vamos instalar câmeras para multar quem invadir essa pista e pretendemos ter outras, porque queremos reduzir o tempo médio de viagem. A integração em que a pessoa pode pegar até quatro ônibus num espaço de duas horas está sendo um sucesso”.
REAJUSTE TARIFA
“Conseguimos fazer um reajuste na tarifa. Fui nomeado numa quarta, e tava prevista uma greve para sexta, e nós conseguimos debelar essa greve, demos o reajuste e agimos com transparência. A tarifa técnica, na verdade, se não houvesse o subsídio da Prefeitura, seria de 8 reais, mas o prefeito banca uma parte do sistema e nós conseguimos manter a tarifa em 4,75”.
REFORMAS
“Demos início às reformas dos terminais, trocamos a iluminação, os banheiros nós conseguimos reformar, começamos a fazer uma troca de abrigos, pegando 4 na Praça do Fórum que estava em desuso, reformamos e instalamos no centro da cidade, colocamos QR Code, em que a pessoa pode chegar com seu cartão gratuito, se não tiver crédito, mira no QR e põe crédito na hora. A pessoa também pode acompanhar o ônibus chegando através do aplicativo. Nós também recuperamos o terminal do Nordestino. Então, nós conseguimos avançar em muitas coisas”, disse.
Para 2024, Sérgio planeja expandir a quantidade de melhorias com o objetivo de qualificar e proporcionar mais acessibilidade aos passageiros.