Secretário de Transportes destaca viagem à multinacional BYD, e diz se há previsão de Feira ter ônibus elétricos
O gestor deu entrevista ao programa Jornal do Meio Dia
O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Sérgio Carneiro, declarou em entrevista ao a Jornal do Meio Dia (Princesa FM), que a pasta está desenvolvido um planejando um projeto para tentar adquirir ônibus elétricos para Feira de Santana. Ele contou como foi a viagem que fez com o prefeito Colbert Martins Filho, à sede da empresa chinesa BYD, maior fabricante de veículos elétricos no mundo. Ao ser questionado se há previsão de compra desses carros, Sérgio disse que ainda não.
“Ainda não, porque não é num estalar de dedos. Essas ações envolvem planejamento, obtenção de recursos, licitações, enfim. Estive com o prefeito na multinacional chinesa, em Sumaré, em São Paulo, lá andamos em ônibus elétricos sem ruídos, o piso é sem plataformas, existem 4 motores mas 4 rodas, não é poluente e esse é o interesse maior do prefeito, avançar na questão ambiental. Fomos lá e estamos tentando montar a engenharia financeira para iniciarmos uma frota de ônibus elétrico, que precisa de um eletroposto. Então, tem que ser pensado e ter recursos. Vamos formatar um modelo, mas enquanto prefeitura, iremos apresentar ao Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, em 2024, ônibus elétricos para Feira”.
O secretário ainda explicou como funciona a parceria entre prefeitura e empresa que presta serviço de transporte urbano.
“Um ônibus convencional custa em média 1 milhão de reais, já o elétrico custa 3 milhões. Quando a prefeitura adquire, se faz um convênio para que a empresa possa operar os veículos. Mesmo que o ônibus seja adquirido pelo governo, temos instrumentos que permitem que as empresas operem”.
Sérgio citou, ainda, que o prefeito de Salvador, Bruno Reis, conseguiu aprovação da Câmara de Vereadores para adquirir mais de 170 ônibus elétricos para a capital da Bahia.
“O prefeito de Salvador, Bruno Reis, apresentou um projeto à Câmara, no valor de 450 milhões de reais, e eles aprovaram em uma semana. Irão comprar 173 ônibus elétricos. A gente vai fazer uma engenharia financeira para ver se conseguimos comprar uns 4, com nossos próprios esforços. Mas foi pedido no PAC, veículos elétricos para Feira”.