Secretário de Segurança Pública comenta investigação sobre morte de adolescente em Feira
Sobre o aumento dos homicídios registrados em Feira de Santana nos meses de julho e agosto, Werner reconheceu o problema, mas destacou que, no acumulado do ano, houve uma redução de 5% nos índices de homicídios.
O Secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, está em Feira de Santana nesta quinta-feira (12) acompanhando agenda do governador Jerônimo Rodrigues. Durante coletiva de imprensa ele falou sobre a recente morte de um adolescente, atingido por disparos de uma equipe da Polícia Militar após uma “brincadeira de assalto”.
Werner confirmou que a Secretaria de Segurança Pública (SSP) já tomou as devidas providências em relação ao caso envolvendo o adolescente.
“Tomamos conhecimento, estamos acompanhando o caso. De imediato, todas as medidas administrativas foram tomadas, e, não só isso, os procedimentos de polícia investigatória estão sendo realizados. Foi instaurado o procedimento na polícia civil e na própria polícia militar administrativa. Os policiais estão em atividades administrativas e, com o acompanhamento, terão a oportunidade de esclarecer todos os fatos”, explicou o secretário. Segundo ele, a investigação envolve tanto a Perícia Técnica quanto a Polícia Civil, e as devidas responsabilidades serão estabelecidas após a conclusão do inquérito.
Sobre o aumento dos homicídios registrados em Feira de Santana nos meses de julho e agosto, Werner reconheceu o problema, mas destacou que, no acumulado do ano, houve uma redução de 5% nos índices de homicídios.
“Realmente houve um acirramento da guerra das facções, mas de imediato as forças de segurança entraram em campo, inclusive com o apoio do sistema prisional. Foram mais de 150 operações realizadas aqui em Feira de Santana e na região, com mais de mil pessoas presas. Estamos trabalhando ativamente contra as facções criminosas”, afirmou.
O secretário ressaltou o sucesso de operações recentes, inclusive com a captura de lideranças criminosas fora do estado.
“Uma liderança daqui da região de Feira de Santana foi alcançada no estado de São Paulo. Mandantes de muitos desses crimes estão sendo investigados”, destacou. Ele também fez questão de elogiar o trabalho realizado pelo Coronel Lopes e pelo Dr. Yves.
Com relação ao número expressivo de prisões, que já somam mais de mil em 2024, Werner ressaltou a importância desse trabalho para a segurança da região.
“A gente vem trabalhando cada vez mais forte, não só em Feira de Santana, mas na região como um todo, no combate às facções criminosas. O número de armas apreendidas aumentou significativamente aqui. Feira de Santana é uma das principais unidades no Estado em apreensão de armas de fogo”, afirmou.
Para reforçar ainda mais a segurança na região, o secretário anunciou a entrega de seis novas unidades policiais nos próximos meses.
“Estaremos aqui em breve para entregar seis novas unidades de polícia, inclusive uma especializada em proteção à mulher, a DEAM. A própria CIPE Leste, que foi criada este ano, se consolida como mais um reforço. Além disso, contamos com o uso da tecnologia e a chegada de mais policiais, com três mil já incorporados este ano e a expectativa de quatro mil novos policiais até o fim do ano”, concluiu Werner.
*Com informações do repórter Danillo Freitas