Feira de Santana

Secretário de Saúde reforça a importância de alguns cuidados na volta às aulas

Manter a caderneta de vacinação em dia evita doenças transmissíveis; imunizantes disponíveis gratuitamente

06/02/2025 06h18
Secretário de Saúde reforça a importância de alguns cuidados na volta às aulas
Foto: Izinaldo Barreto

Chegou o momento da volta às aulas. Nesta quinta-feira (6) é o início do ano letivo na rede municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância de alguns cuidados essenciais para garantir o bem-estar e o desempenho dos estudantes no ambiente escolar. 

Um dos principais alertas da SMS é quanto à importância de manter o cartão de vacinação em dia. Esta é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças, como sarampo, caxumba, rubéola, entre outras doenças que podem afetar a saúde dos estudantes.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, destaca que o retorno seguro às aulas começa com a garantia de que os estudantes estão protegidos contra doenças contagiosas.

“As unidades da Atenção Primária [USF e UBS] estão abastecidas com as vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde e que são essenciais para promover à saúde da criança e do adolescente. Os pais devem verificar se as vacinas obrigatórias estão atualizadas e, caso necessário, procurar as unidades de saúde para regularizar a situação”, afirma.

Na rede municipal, pelo menos 52.587 estudantes estão na faixa etária entre 6 e 14 anos [são alunos matriculados na Educação Infantil e nos Anos Iniciais (6 a 10 anos) e Finais (11 a 14 anos)]. São pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para receber a vacina contra o HPV e à dengue, por exemplo. 

Nesse período de mobilização no município contra o Aedes aegypti, Rodrigo Matos reitera a importância da vacinação na faixa etária entre 10 e 14 anos. 

“Reforçamos aos pais e responsáveis que levem as crianças e adolescentes em uma das unidades da Atenção Primária à Saúde [UBS e USF] para receber a vacina contra a dengue, lembrando que a proteção é garantida em duas doses”, adverte Rodrigo Matos. 

Outros imunizantes disponíveis são a Tríplice viral (protege contra o sarampo, caxumba e rubéola); DTP (Coqueluche, tétano e difteria), meningocócica (combate a meningite), para as hepatites A e B, da Poliomielte, que é contra a paralisia infantil, HPV (protege contra o câncer do colo do útero e outras doenças relacionadas ao vírus) e da gripe (Influenza), que reduz complicações respiratórias. “Vacinas salvam vidas”, acrescenta o gestor da pasta.

Saúde na Escola

A assistência à saúde nas escolas é viabilizada também por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), cujo processo de adesão entre o Município e o Ministério da Saúde segue até o dia 21 de março [essa pactuação é feita a cada início do ano letivo]. A previsão é atender 160 escolas da rede pública de Feira. 

A referência técnica do PSE no município, Vanessa Cajuí, explica que os profissionais do PSE são os mesmos que atuam nas unidades de saúde. São enfermeiros, a equipe do e-Multi (nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e educador físico) e odontólogos.  

“Eles fazem o planejamento anual para realizar as ações do PSE, sendo 14 temas trabalhados no ambiente escolar conforme a portaria do Ministério da Saúde. São atividades educativas, de promoção à saúde”, afirma.

Entre as atividades, orientações em saúde bucal e prevenção de doenças, verificação da situação vacinal, atividades educativas sobre saúde sexual e reprodutiva, orientações quanto a prevenção à Covid-19 e também sobre alimentação saudável e prevenção da obesidade.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Mais de 100 casos de Doenças de Chagas foram registrados neste ano em Feira de Santana

Mais de 100 casos de Doenças de Chagas foram registrados neste ano em Feira de Santana

A maioria dos infectados está na faixa etária entre 50 e 64 anos
Feira de Santana
Sindicato afirma que Micareta já impulsiona rede hoteleira de Feira

Sindicato afirma que Micareta já impulsiona rede hoteleira de Feira

Com ocupação chegando a 80%, hotéis de Feira se preparam para a Micareta
Feira de Santana
Doceria aposta em inovação e fidelidade dos clientes para driblar desafios da Páscoa

Doceria aposta em inovação e fidelidade dos clientes para driblar desafios da Páscoa

Mesmo com alta do cacau, confeitaria de Feira de Santana surpreende com sabores criativos...