Feira de Santana

Secretário de Saúde projeta novos avanços para Feira após zerar fila de exames

Segundo ele, a meta, que era uma promessa de campanha do prefeito José Ronaldo, foi cumprida com êxito.

13/04/2025 06h06
Secretário de Saúde projeta novos avanços para Feira após zerar fila de exames
Foto: Rafael Marques

O secretário de Saúde de Feira de Santana, Rodrigo Matos, apresentou um balanço dos 100 primeiros dias da nova gestão municipal e destacou uma das principais conquistas da pasta: a eliminação da fila de exames e consultas na rede pública. Segundo ele, a meta, que era uma promessa de campanha do prefeito José Ronaldo, foi cumprida com êxito.

“Foi muito positiva essa avaliação dos 100 dias. O prefeito se comprometeu com a sociedade em zerar a demanda reprimida de 2024 e conseguimos cumprir esse compromisso. Hoje, não há pendência de agendamento para as pessoas que se cadastraram corretamente”, afirmou Rodrigo Mattos.

O secretário explicou que o primeiro desafio foi a inexistência de uma lista organizada com os pacientes e exames pendentes.

“De 8 a 23 de janeiro, cadastramos mais de 15 mil pessoas. A partir daí, iniciamos a logística para agendamento. Nosso foco inicial eram os exames, mas acolhemos também as consultas. Não há nenhum agendamento pendente por falta de vaga ou disponibilidade. O que existe são cerca de 100 exames aguardando documentação complementar e cerca de 3% dos pacientes com quem não conseguimos contato por erro ou troca de número de telefone”, explicou.

Rodrigo orientou que essas pessoas procurem a Central de Regulação para regularizar a situação e garantiu que todas as vagas estão asseguradas.

“É importante dizer que isso mostra que é possível fazer quando se tem vontade e prioridade”, afirmou. “Em três meses, não temos uma varinha de condão, mas temos coragem de encarar os problemas, falar a verdade e trabalhar todos os dias para resolvê-los.”

Entre os exames e consultas mais requisitados, Rodrigo destacou três especialidades: oftalmologia, otorrinolaringologia e cardiologia.

“Na oftalmologia, inclusive, foi necessário abrir mutirão no sábado de Carnaval. Também conseguimos atender a uma grande demanda por endoscopias, colonoscopias e, principalmente, tomografias — um exame cuja oferta era limitada, a ponto de pacientes serem levados até Salvador para realizá-lo.”

O secretário reconheceu que parte do sucesso da operação se deve ao engajamento da rede privada e de profissionais de saúde.

“Tivemos clínicas que abriram no Carnaval, médicos que se ofereceram para realizar exames em finais de semana. Destaco a neurologista Dra. Ana Paula e a hematologista Dra. Ana Paloma, que se dedicaram de forma exemplar. Sem esse envolvimento, nada disso teria sido possível.”

Hospital Municipal: apresentação marcada para 15 de abril

Outro tema abordado foi a construção do Hospital Municipal de Feira de Santana, também promessa de campanha do prefeito José Ronaldo. Rodrigo Matos revelou que o projeto foi elaborado com base em estudos técnicos e será apresentado à população em coletiva no dia 15 de abril.

“Eu acho que um hospital municipal é fundamental para a cidade. Fizemos todos os estudos técnicos, desde o perfil assistencial até o número de leitos. O prefeito vai apresentar o projeto de forma transparente e dialogar com a comunidade para, inclusive, colher sugestões que possam aprimorá-lo”, adiantou.

O secretário também destacou o papel do prefeito na articulação política para garantir recursos. “A gestão municipal está buscando apoio junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal. O prefeito já se reuniu com o ministro Rui Costa. Afinal, o SUS é um sistema único, e o sucesso de uma cidade como Feira de Santana impacta positivamente na saúde de toda a Bahia.”

Rodrigo Matos fez questão de dividir os méritos com a equipe da saúde. “Sem essa equipe capacitada e engajada, eu não conseguiria fazer nada. O prefeito José Ronaldo é o grande líder desse projeto, e eu apenas viabilizo as ações do ponto de vista logístico e administrativo.”

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Especialista destaca revolução dos imóveis populares em Feira de Santana

Especialista destaca revolução dos imóveis populares em Feira de Santana

Há cerca de 20 anos, os imóveis populares eram construídos como numa linha de produção,...
Feira de Santana
Concessionárias de energia têm responsabilidade sobre danos e cobranças indevidas, alerta advogada

Concessionárias de energia têm responsabilidade sobre danos e cobranças indevidas, alerta advogada

Qualquer oscilação ou queda de energia que cause prejuízo ao consumidor gera obrigação...
Feira de Santana
Cirurgião do HGCA é encontrado morto dentro de clínica em Santo Estêvão

Cirurgião do HGCA é encontrado morto dentro de clínica em Santo Estêvão

Em nota, a Direção Geral do HGCA lamentou o ocorrido e destacou a importância do legado...