Secretário de Saúde e diretora do Clériston Andrade alinham ações para fortalecer atendimento em Feira de Santana
O encontro foi essencial para fortalecer a assistência à população.
O secretário municipal de Saúde de Feira de Santana, Rodrigo Matos, realizou uma reunião de alinhamento com a diretora do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Cristiane França, nesta terça-feira (11), para discutir o fluxo de atendimento dos pacientes e a importância do funcionamento em rede dos serviços de saúde.
A reunião contou ainda com a presença da diretora médica do HGCA, Hélvia Fagundes. Segundo Cristiane França, o encontro foi essencial para fortalecer a assistência à população.
“Hoje à tarde, realizei uma visita de cortesia ao secretário municipal de Saúde de Feira de Santana, Rodrigo Matos, ao lado da nossa diretora médica, Hélvia Fagundes. Conversamos sobre o fluxo de atendimento dos pacientes e a importância da saúde funcionar em rede, garantindo um cuidado integral para a população. Esses momentos de diálogo são essenciais para fortalecer a assistência e promover uma saúde mais eficiente para Feira de Santana e região. Seguimos firmes nesse compromisso!”, destacou Cristiane.
O secretário Rodrigo Matos reforçou a importância do hospital para o sistema de saúde do município e ressaltou que a parceria pode contribuir para a melhoria dos indicadores de saúde.
“O Clériston Andrade é um hospital de referência que está localizado no território de Feira de Santana e pode ajudar muito na construção de uma saúde mais qualificada. Essa reunião foi um passo importante para avaliarmos como o município pode apoiar os esforços do hospital e, ao mesmo tempo, como o hospital pode colaborar na melhoria dos nossos indicadores de saúde”, afirmou Matos.
Além do fluxo de atendimento, foram discutidas possíveis ações conjuntas entre o município e o hospital para otimizar o atendimento à população.
“Surgiram várias ideias e identificamos atividades que podemos desenvolver juntos, o que certamente trará impactos positivos para a saúde da cidade”, acrescentou o secretário.
Redução da fila de regulação e mutirões de exames
O secretário Rodrigo Matos também falou sobre o avanço no programa de regulação de exames do município. De acordo com Rodrigo Matos, a fila de espera já teve 80% dos exames agendados, incluindo os de alta complexidade.
“Muitos duvidaram quando o prefeito fez esse compromisso, mas já superamos 70% dos agendamentos em menos de 30 dias, e em cerca de 40 dias alcançamos 80%. Isso inclui consultas e exames. Ampliamos a oferta de atendimentos tanto na rede própria, como as policlínicas e a Fundação Hospitalar, quanto na rede credenciada, com instituições como o Hospital Dom Pedro e a Santa Casa”, explicou Matos.
Ele ressaltou ainda que mutirões têm sido realizados para acelerar o atendimento.
“Semana passada, acompanhamos um mutirão de endoscopia em Feira de Santana, algo que antes exigia deslocamento para Salvador. Também realizamos mutirões de tomografia no Hospital Dom Pedro, onde foram feitas 100 tomografias no último fim de semana. Neste próximo final de semana, teremos mais um”, detalhou o secretário.
Dr. Rodrigo destacou o empenho da gestão municipal em reduzir o tempo de espera para exames e procedimentos essenciais.
“Nosso compromisso de seis meses foi cumprido em menos da metade do tempo previsto. Ainda há desafios, mas estamos avançando e garantindo que a população tenha acesso a um atendimento de qualidade, sem precisar esperar anos por um exame”, concluiu.
*Com informações do repórter André Silva