Feira de Santana

Secretário de Saúde destaca parceria entre estado e município para melhorar atendimento em Feira

Com o diálogo aberto entre as esferas municipal e estadual, a expectativa é que as melhorias na saúde em Feira de Santana avancem de forma mais rápida

26/02/2025 08h00
Secretário de Saúde destaca parceria entre estado e município para melhorar atendimento em Feira

O secretário de Saúde de Feira de Santana, Dr. Rodrigo Matos, avaliou como positiva a reunião institucional realizada na terça-feira (25) entre o prefeito José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). O encontro contou também com a presença da secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, e teve como foco o fortalecimento da parceria entre os governos municipal e estadual para a melhoria dos serviços de saúde pública na cidade.

“Foi uma reunião muito boa. Eu sempre digo que o diálogo é algo muito importante para a democracia. Quando a gente dialoga, a gente constrói pontes e garante que a política pública chegue às pessoas, seja na saúde, na educação ou em qualquer outra área”, afirmou o secretário.

Durante a reunião, foram debatidos temas fundamentais para o avanço da saúde pública em Feira de Santana, incluindo a construção do Hospital Municipal e a fila de espera para exames e consultas. Segundo Dr. Rodrigo Matos, o encontro representou um marco no diálogo entre o governo estadual e a gestão municipal.

“A Secretária de Saúde do Estado estava presente e se mostrou extremamente disponível para esse diálogo. Feira de Santana é a maior cidade do interior da Bahia, maior que oito capitais do Brasil. Isso significa que seus indicadores de saúde impactam diretamente nos dados estaduais. Cuidar da saúde de Feira é cuidar da saúde da Bahia”, ressaltou.

Um dos pontos mais aguardados pela população é a construção do Hospital Municipal de Feira de Santana. O projeto está em fase de estudos avançados, e o prefeito José Ronaldo deve anunciar até o final de março a localização e o perfil do hospital.

“Inicialmente, pensou-se em um hospital-dia com cerca de 20 leitos, mas os estudos mostram que esse número é insuficiente para atender à demanda. A definição final virá após uma análise criteriosa do perfil necessário para o hospital e do espaço adequado para acomodá-lo”, explicou o secretário.

A regulação de pacientes, um dos principais gargalos da saúde na Bahia, também foi discutida na reunião com o governador. O secretário enfatizou que o problema precisa ser resolvido em conjunto entre Estado e Município.

“O prefeito José Ronaldo tratou o tema de forma propositiva, buscando soluções. O que importa para a população não é de quem é a responsabilidade, mas sim como ela será atendida em seu direito à saúde. Discutimos formas de otimizar o tempo de regulação, e certamente haverá desdobramentos positivos”, afirmou.

Sobre as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a possibilidade de ampliação dos serviços também foi debatida. “Nem sempre é necessário criar novas UPAs, mas sim qualificar as já existentes, ampliando sua capacidade de atendimento. Esse é um ponto que também estará em nossa agenda”, concluiu.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira na Avenida tem nova programação para o mês de abril devido ao feriadão

Feira na Avenida tem nova programação para o mês de abril devido ao feriadão

A feira é conhecida por reunir cultura, arte, economia criativa e lazer em um só lugar...
Feira de Santana
Morre cantor, compositor e percussionista Bel de Bonita em Feira de Santana

Morre cantor, compositor e percussionista Bel de Bonita em Feira de Santana

Bel sofreu um infarto e chegou a passar por um procedimento de cateterismo em um hospital...
Feira de Santana
Projeto que alfabetiza garis em Feira de Santana vence prêmio nacional

Projeto que alfabetiza garis em Feira de Santana vence prêmio nacional

Iniciativa é realizada pela Sustentare em parceria com a Universidade Estadual de Feira...