Secretário de Saúde de Feira de Santana esclarece polêmica sobre auditoria na pasta
Dr. Rodrigo Matos afirmou que os trabalhos de auditoria e fiscalização são medidas rotineiras e visam aprimorar a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
O secretário de Saúde de Feira de Santana, Dr. Rodrigo Matos, esclareceu a polêmica em torno de informações que apontavam para uma auditoria na secretaria. Segundo ele, trata-se de um procedimento normal e necessário na gestão pública, desmentindo interpretações de que a ação teria caráter extraordinário ou fosse motivada por questões externas, como denúncias de atrasos salariais.
“Auditoria, verificação, conferência, são ações naturais dentro da Secretaria de Saúde, e não apenas dela, mas de toda a gestão pública. Todos os pagamentos devem passar por um crivo técnico e administrativo para verificação. Isso é a obrigação do gestor público e está dentro do cumprimento do dever legal regido pelo Direito Administrativo”, afirmou.
O secretário detalhou que a secretaria está formatando um setor de conformidade e fiscalização de contratos para assegurar que os processos sejam realizados de maneira eficiente e segura.
“Uma Secretaria de Saúde do tamanho da que temos em Feira de Santana precisa ter seus processos seguros. A importância de se verificar está, primeiro, em cumprir corretamente a legislação, e segundo, em buscar eficiência no gasto público, evitando desperdícios. O gestor precisa fazer mais com o recurso disponível, ainda mais diante do subfinanciamento da saúde”, destacou.
*Com informações do repórter Robson Nascimento