Feira de Santana

Secretário de Mobilidade de Salvador conhece a operação do BRT de Feira 

Na oportunidade ainda visitaram o Centro de Controle Operacional (CCO) e conheceram a moderna estrutura de videomonitoramento implantada recentemente pelo Governo Municipal

09/07/2022 11h02
Secretário de Mobilidade de Salvador conhece a operação do BRT de Feira 

O secretário de Mobilidade Urbana de Salvador, Fabrízzio Müller e equipe técnica estiveram em Feira de Santana, nesta sexta-feira, 8, para conhecer o sistema BRT (Bus Rapid Transit). A intenção é replicar as experiências na capital baiana nesta fase inicial de implantação do novo sistema para minimizar os riscos e eventuais falhas.

“Estamos conhecendo as experiências, a estrutura criada e as boas práticas de diversos municípios, entre eles Feira de Santana nestes primeiros anos de operação”, afirmou.

Acompanhado de técnicos da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito e do gestor da pasta, Saulo Figueiredo, além de diretores de Operações, de Planejamento e Unidades de Projetos Especiais da SEMOB, Fabrízzio Müller visitou o Terminal Central e circulou em ônibus BRT do município, desembarcando e embarcando nas estações da linha BRT 1 – Getúlio Vargas.

“Já estivemos também conhecendo diversos cenários e soluções adotadas nas operações de cidades como Santiago do Chile, Bogotá, Medelin e Curitiba. É normal em todo início de operação, a exemplo daqui, ocorrer eventuais ajustes e correções”.

Na oportunidade ainda visitaram o Centro de Controle Operacional (CCO) e conheceram a moderna estrutura de videomonitoramento implantada recentemente pelo Governo Municipal.  

Semelhante a Feira de Santana, o BRT em Salvador terá corredores de circulação mistos, além de alguns exclusivos para ônibus. O objetivo, de acordo o secretário, é dar mais fluidez no atendimento às linhas estendidas.Outra característica tecnológica é que os veículos da capital terão abertura de portas nos dois lados.

“Adotamos por necessidade técnica estações com piso baixo e não teremos a presença de cobradores. Tudo será feito através de bilhetagem eletrônica”, explica.

A operação do BRT em Salvador está prevista para começar em setembro com a implantação gradual de três linhas – contemplando a região do Shopping da Bahia até a Pituba – e sem ônibus articulados.

Segundo o secretário Saulo Figueiredo, a grave crise que o setor de transporte público urbano enfrenta tem feito com que os municípios estabeleçam estratégias de cooperação técnica.

“Estamos sempre trocando ideias através do Fórum Nacional de Mobilidade Urbana a fim de otimizarmos o serviço à população”.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Especialista explica mudanças no auxílio doença  e na perícia médica do INSS

Especialista explica mudanças no auxílio doença e na perícia médica do INSS

A nova determinação do Ministério do Trabalho e Previdência garante que, caso a perícia...
Feira de Santana
Comércio de Feira funciona até às 17h nesta véspera do Dia dos Pais

Comércio de Feira funciona até às 17h nesta véspera do Dia dos Pais

Shoppings centers também funcionam em horário especial
Feira de Santana
Novo piso salarial dos agentes comunitários e de endemias é sancionado pelo prefeito

Novo piso salarial dos agentes comunitários e de endemias é sancionado pelo prefeito

O piso salarial será pago aos servidores que cumprem jornada de 40 horas semanais