Feira de Santana

Secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia recebe Medalha Zumbi dos Palmares

A honraria é concedida a pessoas que realizam trabalhos relevantes na cidade em busca da promoção da igualdade racial.

23/11/2023 05h05
Secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia recebe Medalha Zumbi dos Palmares
Foto: Rafael Marques

O secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, recebeu Medalha Zumbi dos Palmares pela da Câmara Municipal de Feira de Santana, durante solenidade na noite desta quarta-feira (22). A honraria é concedida a pessoas que realizam trabalhos relevantes na cidade em busca da promoção da igualdade racial.

Segundo Felipe Freitas, a homenagem reafirma o seu compromisso na luta contra o racismo e seu trabalho ao lado da comunidade feirense.

“É uma oportunidade de visibilizar as lutas negras de Feira de Santana. A Princesa do Sertão, ao longo dos anos, tem acumulado várias experiências de lutas de organizações culturais, de blocos afro, de afoxé, lideranças populares das quais eu me sinto parceiro. Então, eu entendo que essa homenagem é uma forma de visibilizar essa luta e eu me sinto muito honrado de ser instrumento desse processo educativo, de falar sobre como as pessoas negras têm contribuído para a história e para a construção dessa cidade”, conta o secretário em entrevista ao De Olho na Cidade.

Natural de Feira de Santana, o secretário tem experiência de atuação politica no governo de Jaques Wagner (PT) como assessor técnico na área de igualdade racial e políticas públicas de juventude. Também possui experiências como consultor na esfera federal e atuante na Organização das Nações Unidas.

Ainda, Felipe afirma que o governo estadual tem buscado ações que promovam a diversidade, inclusão e visibilidade de classes sociais, e Feira de Santana está entre as cidades que devem ser priorizadas.

“A nossa expectativa é que no próximo ano a gente fortaleça também essa iniciativa em Feira, mas além delas, temos um trabalho bastante importante que queremos consolidar, que é o apoio às agendas de Direito do Consumidor, de Direito das crianças, dos adolescentes, das pessoas idosas, nas grandes cidades do estado. E Feira de Santana está nas nossas prioridades”, pontua.

Além do secretário Felipe Freitas, outras 15 pessoas foram homenageadas pela sua contribuição na causa. De acordo com o vereador Silvio Dias (PT), autor do projeto, a ação tem como objetivo enfatizar a importancia do Dia da Consciência Negra e resgatar a população a importância da população negra na história do país.

“É uma sessão principalmente para resgatarmos e relembrarmos o que é o dia 20 de novembro, uma data onde temos a obrigação de lembrar como o povo negro sofreu nesse país. Esse país deve muito ao povo negro, que ainda até hoje sofre com discriminação racial, sofre pela desigualdade social, porque para a sociedade do nosso país ser negro é sinônimo de ser pobre. É uma luta constante, uma luta que mesmo passados quase 500 anos de história do Brasil, ainda há essa discriminação, mas nós temos pessoas que lutam em prol da igualdade racial e elas serão homenageadas”, afirma o vereador.

O homenageado Felipe Freitas é formado em direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), mestre e doutor em Direito pela Universidade de Brasília (UNB). Atua como professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), bem como professor colaborador da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

*com informações do repórter Rafael Marques

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Prefeitura e Arquidiocese iniciam arrecadação de doações para vítimas de tragédia no Rio Grande do Sul

Prefeitura e Arquidiocese iniciam arrecadação de doações para vítimas de tragédia no Rio Grande do Sul

A partir desta quarta-feira (08), a população está convidada a participar desse gesto...
Feira de Santana
Prazo para pagamento do IPTU com desconto de 20% até esta quinta-feira

Prazo para pagamento do IPTU com desconto de 20% até esta quinta-feira

O contribuinte que optar pelo parcelamento pode dividir o valor em até oito vezes.
Feira de Santana
Mobilidade humana e acessibilidade é tema de encontro nesta quarta, no Parque do Saber

Mobilidade humana e acessibilidade é tema de encontro nesta quarta, no Parque do Saber

O evento, aberto ao público, é promovido pela Prefeitura de Feira, através da Secretaria...