Secretário de Justiça e Direitos Humanos avalia primeiros dias do plantão integrado na Micareta
Do total de 215 ocorrências, os registros apontam que 14,41% estão relacionadas às situações de vulnerabilidade/ risco social, violação de direitos e atos infracionais de crianças e adolescentes.
O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), divulgou, neste sábado (22), o balanço parcial das ações do Plantão Integrado dos Direitos Humanos na Micareta de Feira 2023. Os dados, fornecidos pelos órgãos que compõem a rede integrada, são referentes aos dias 20 e 21 de abril (quinta e sexta-feira), até as 18h. Do total de 215 ocorrências, os registros apontam que 14,41% estão relacionadas às situações de vulnerabilidade/ risco social, violação de direitos e atos infracionais de crianças e adolescentes.
“Estava na rua reencontrando os amigos, curtindo Durval Lellys e estamos acompanhando essa Micareta que até aqui tem sido de paz, tranquilidade, temos trabalhado muito, têm vários secretários do Governo do Estado aqui acompanhando a festa todos os dias. Tivemos poucos casos de ocorrência com violência, no nosso caso do plantão integrado de Direitos Humanos constatamos a presença de muitas crianças no circuito, o que por um lado mostra que os pais estão confiando em trazer os filhos para a festa e por outro lado é motivo de atenção e para que essas crianças possam ficar em paz e tranquilidade estamos identificando elas com as pulseirinhas para não se perderem dos pais.” Avalia o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas.
Ainda de acordo com o secretário, o número de crianças perdias é menor em relação aos últimos anos.
“Alguns casos, mas pouco com relação aos últimos anos porque acho que essas pulseirinhas de identificação ajudam bastante porque todo ficam atentos e isso é muito importante. Dois casos de crianças que foram encontradas em situação de vulnerabilidade foram conduzidas para o Espaço Kids que é mantido em parceria com a prefeitura e nós mantemos a vigilância o tempo todo para que essa festa continue até a segunda-feira com muita tranquilidade.”
*Com informações do repórter André Silva