Feira de Santana

Secretaria Saúde de Feira de Santana padroniza receitas médicas para garantir mais segurança e acesso a remédios

O novo informativo com as orientações já começou a ser distribuído às unidades de saúde e deve alcançar 100% dos profissionais vinculados ao SUS ainda neste mês.

21/08/2025 06h22
Secretaria Saúde de Feira de Santana padroniza receitas médicas para garantir mais segurança e acesso a remédios
Foto: Reprodução/Secom

A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana anunciou a padronização das prescrições médicas realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tanto em unidades públicas quanto em clínicas particulares conveniadas. A medida determina que os medicamentos sejam obrigatoriamente receitados pelo nome genérico, conhecido como Denominação Comum Brasileira (DCB).

De acordo com o secretário de Saúde, Rodrigo Matos, a iniciativa busca dar mais clareza às receitas, evitar erros na dispensação nas farmácias e gerar economia para o município.

“A prescrição pelo nome genérico traz mais segurança para quem depende do SUS. Muitas vezes, os médicos usam abreviações que podem ser mal interpretadas, até gerando erros graves. O objetivo é garantir que o paciente receba o remédio certo, sem frustrações na hora de retirar na farmácia”, destacou.

Segundo ele, a padronização também tem impacto direto nos custos da saúde pública, já que permite a compra em escala e reduz despesas.

“Uma mesma substância pode ter 10, 20 ou até 100 nomes comerciais. Nenhum hospital terá todas as marcas disponíveis. Quando padronizamos, sabemos exatamente o que comprar, o que reduz custos e gera economia que será revertida para a saúde”, explicou.

O secretário ressaltou ainda que a medida também está alinhada à legislação federal, que já determina a prescrição pelo nome genérico.

“Não é apenas uma decisão local. Estamos cumprindo a lei federal e garantindo clareza. Um exemplo: se um médico escreve HCTZ, eu entendo que é hidroclorotiazida, mas outro profissional pode não interpretar da mesma forma. Pior ainda, o atendente da farmácia pode dispensar o medicamento errado, colocando em risco a saúde do paciente”, alertou.

Para garantir a aplicação da medida, a Secretaria já realizou reuniões com médicos de policlínicas, UPAs e responsáveis técnicos das unidades básicas de saúde. A próxima etapa será reunir representantes das clínicas privadas conveniadas ao SUS.

“É importante destacar que essa orientação não se limita à rede municipal. Todos os médicos que atendem pacientes do SUS, inclusive em clínicas particulares conveniadas, precisam cumprir a legislação. Primeiro estamos orientando, mas depois iremos fiscalizar o cumprimento rigoroso dessa norma”, afirmou o secretário.

*Com informações do repórter Rafael Marques

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira de Santana passa a emitir carteirinha para pessoas com anemia falciforme

Feira de Santana passa a emitir carteirinha para pessoas com anemia falciforme

Tem direito ao documento a pessoa que reside no município e é cadastrada no Programa...
Feira de Santana
“Não é um sonho, é realidade”, afirma Rui Costa sobre construção do Hospital Municipal de Feira de Santana

“Não é um sonho, é realidade”, afirma Rui Costa sobre construção do Hospital Municipal de Feira de Santana

A afirmação foi feita durante encontro com lideranças da cidade em Brasília, quando...
Feira de Santana
Feira de Santana comemora 192 anos com entrega da Ordem Municipal do Mérito

Feira de Santana comemora 192 anos com entrega da Ordem Municipal do Mérito

A maior honraria do município reconhece personalidades que contribuem de forma relevante...