Secretária Roberta Santana participa do Dia D de vacinação em Feira de Santana
Apesar da mobilização, a secretária alertou que o número de pessoas vacinadas ainda está muito abaixo do esperado.
A secretária estadual de Saúde da Bahia, Roberta Santana, esteve neste sábado (10) no Dispensário Santana, em Feira de Santana, ao lado do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, para acompanhar o Dia D de vacinação contra a gripe (influenza). A ação, promovida em todo o país pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal antes da chegada do inverno, período em que as doenças respiratórias tendem a se intensificar.
“É um dia que o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, tem chamado a população, não só aqui na Bahia, mas em todo o Brasil, para se vacinar. Quero agradecer aos prefeitos e secretários municipais de saúde que aderiram totalmente à mobilização. 100% dos nossos municípios estão participando”, destacou Roberta.
Apesar da mobilização, a secretária alertou que o número de pessoas vacinadas ainda está muito abaixo do esperado.
“Nossa expectativa é atingir mais de três milhões de pessoas do público-alvo na Bahia, mas até agora só aplicamos 768 mil doses. Precisamos avançar muito.”
A campanha tem como foco os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como idosos, gestantes, professores, profissionais de saúde e segurança pública. Roberta Santana fez um apelo direto à população.
“É um chamado importante. Queremos garantir a proteção e segurança da população, especialmente com a proximidade do inverno, quando os vírus circulam mais e as pessoas se aglomeram. A vacina é um ato rápido e garante proteção, evitando casos graves de gripe e a superlotação das unidades de saúde.”
A secretária também elogiou o engajamento de municípios como Feira de Santana e Salvador. “Aqui em Feira estamos com uma boa adesão, assim como em Salvador, onde o ponto de vacinação montado no Centro de Convenções está com ótimo funcionamento. Isso mostra o compromisso das gestões locais com a saúde pública.”
Roberta Santana afirmou que ações como essa seguirão ao longo do ano. “Hoje é o Dia D da vacinação contra a influenza, mas o Ministério da Saúde retomou esse modelo de mobilização e vamos seguir com outras campanhas. Teremos o Dia D da vacinação contra a poliomielite, contra o sarampo, que também é tão importante. É um momento feliz para todos nós: é o SUS fazendo acontecer, se aproximando da população e promovendo saúde através da vacinação.”
*Com informações do repórter Rafael Marques