Feira de Santana

Secretaria de Saúde monitora familiares de paciente com meningite

Os familiares realizaram a quimioprofilaxia, que é uma medida terapêutica para prevenção da meningite

21/12/2022 12h08
Secretaria de Saúde monitora familiares de paciente com meningite
Foto: Jorge Magalhães

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana monitora 13 familiares (11 adultos e duas crianças) do homem de 41 anos diagnosticado com meningite meningocócica.

Os familiares realizaram a quimioprofilaxia, que é uma medida terapêutica para prevenção da meningite. O paciente infectado segue internado no Hospital Geral Clériston Andrade e apresentou melhora clínica.

Os casos de meningite meningocócica (bacteriana) podem ter uma evolução muito rápida, levando à morte. Caso tenha febre alta, mal-estar, vômitos, intensa dor de cabeça e no pescoço, a orientação é procurar uma unidade de saúde de imediato.

A Prefeitura de Feira disponibilizou as sete policlínicas municipais e as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para o atendimento dos casos suspeitos.

VACINAÇÃO CONTRA A MENINGITE

A vacinação contra a meningite segue disponível em todas as unidades de saúde com a campanha de atualização da caderneta vacinal para pessoas entre 1 e 19 anos de idade, além de trabalhadores da saúde com até 55 anos em Feira de Santana.

Para receber o imunizante, é necessário apresentar os documentos de identidade, cartão SUS, caderneta de vacinação e comprovante de vínculo trabalhista para aqueles que trabalham na área de saúde. No município são 104 salas de vacina, localizadas na zona urbana e rural.

É importante destacar que as unidades vinculadas ao programa Saúde na Hora, têm funcionamento ampliado das 8h às 21h. São elas: Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III; Rua Nova II, III e Barroquinha.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira de Santana recebe maior imersão do mercado imobiliário neste sábado (24)

Feira de Santana recebe maior imersão do mercado imobiliário neste sábado (24)

A iniciativa é idealizada pelo empresário e corretor de imóveis Ascanio Moreira, especialista...
Feira de Santana
Casos de doenças respiratórias aumentam em Feira de Santana

Casos de doenças respiratórias aumentam em Feira de Santana

Rodrigo Matos informou que a Secretaria de Saúde deve emitir uma nota técnica nos próximos...
Feira de Santana
Atendimento para seguro-desemprego é normalizado na Casa do Trabalhador

Atendimento para seguro-desemprego é normalizado na Casa do Trabalhador

O serviço havia sido temporariamente suspenso devido à falta de senhas de acesso ao sistema...