Secretaria de Saúde intensifica ações na assistência e prevenção de queimaduras durante os festejos juninos
A secretária de Saúde, Roberta Santana, ressaltou a importância desses esforços para garantir a segurança e o bem-estar da população durante o São João.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) intensifica suas ações de assistência e prevenção durante os festejos juninos, destacando um investimento significativo de R$ 4,5 milhões por parte do Governo do Estado. A secretária de Saúde, Roberta Santana, ressaltou a importância desses esforços para garantir a segurança e o bem-estar da população durante o São João.
“Mais de 4 milhões e meio investidos do Governo do Estado em ações tanto em reforço de plantão, principalmente nas unidades de estrutura de queimados. Temos o HGE, o Santo Antônio de Jesus, o Hospital de Barreiras, mas, sobretudo, na assistência de uma forma geral. A gente dobrou mais de mil plantões, que vão ser reforçados em todos os hospitais”, destacou a secretaria.
Os recursos foram direcionados para reforçar os plantões médicos, de enfermagem e administrativo em unidades hospitalares estratégicas, como o Hospital Geral do Estado (HGE), o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, e o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana.
Além do reforço nas unidades hospitalares, a Sesab também está atuando na prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com a instalação de postos de testagem em diversas localidades, incluindo Irecê, Senhor do Bonfim, Ibicuí e Amargosa. Salvador também conta com postos de saúde no Parque de Exposições, em Paripe e no Pelourinho, oferecendo assistência durante as celebrações.
“Com postos de testagem para HIV, sífilis, hepatites virais, a gente está fazendo uma testagem semelhante à que realizamos em Feira de Santana. Essa estrutura é montada para dar suporte e garantir que todos possam aproveitar o São João com segurança e tranquilidade”, explicou a secretária.
Desde o início dos festejos na quinta-feira, a Sesab já colheu resultados positivos. “Nenhuma gravidade foi registrada, os pacientes foram atendidos e apenas quatro precisaram ser regulados, com tudo resolvido dentro dos próprios postos de saúde”, afirmou Roberta Santana.
Ela concluiu enfatizando que a estrutura de segurança e saúde está preparada para garantir um São João seguro tanto na capital quanto no interior do estado: “Então quem vier, pode brincar na paz. O São João está garantido, tanto na capital quanto no interior do Estado.”
*Com informações do repórter André Silva