Secretária de Saúde faz balanço positivo dos primeiros dias de Micareta
Ela também destacou os números das ocorrências nos postos de saúde da prefeitura, que foram 99 no total, mas apenas 10 precisaram ser encaminhadas para os hospitais.
A secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, realizou uma visita neste sábado (20) ao Hospital Clériston Andrade, à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ao Hospital da Criança, como parte do acompanhamento da Micareta de Feira de Santana e fez um balanço dos dois primeiros dias de festa.
“Estamos com duas ações programadas do governo do estado aqui na micareta de Feira de Santana, uma delas é na assistência, com o reforço dos plantões, mais de 470 plantões durante os dias de micareta, um investimento de R$ 768 mil feito nessas ações. Tivemos 10 ocorrências nesses dois dias do circuito entre o Clériston Andrade, UPA e o Hospital da Criança, mas sem maior gravidade, então tudo contornado. Acho que isso é resultado da parceria, da saúde e da segurança, que deu certo no Carnaval de Salvador e estamos repetindo aqui. Agradecemos a parceria do secretário Marcelo Werner e também do Corpo de Bombeiros, que encaminha os foliões que precisam de atendimento, ontem foram 7 ocorrências, então chegamos ao número de 10. “, afirmou.
Ela também destacou os números das ocorrências nos postos de saúde da prefeitura, que foram 99 no total, mas apenas 10 precisaram ser encaminhadas para os hospitais.
“Nos postos de testagem de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), foram realizados 1.570 testes ontem, com 44 incidências positivas. Os pacientes já são orientados e encaminhados para tratamento. A maior incidência foi de sífilis, com 37 pacientes testando positivo e 9 decidindo iniciar o tratamento. Distribuímos 170 mil preservativos em todo o percurso, como parte de uma campanha educativa”, explicou.
Ao ser questionada sobre o ponto de vista da equipe sobre o funcionamento da saúde do governo do estado nestes primeiros dias de micareta, respondeu: “Bastante positivo. Estou com minha equipe toda, corregedoria presente nos hospitais também para garantir que os plantões estão sendo executados e cumpridos, mas também para fiscalizar medicação, insumos e todo abastecimento dessas unidades, que é responsabilidade do diretor. Considero com muito sucesso, 200 mil pessoas rodaram o circuito ontem e tivemos apenas 7 ocorrências em um dia, é realmente uma ocorrência muito baixa, sem nenhuma maior gravidade. Ficamos felizes com esse resultado de integração e parabenizamos a todos que estão envolvidos nessa festa bonita que é a Micareta.”
*Com informações do repórter Robson Nascimento