Saúde

Secretária de Saúde da Bahia destaca cuidados para prevenção de doenças

Higiene básica e vacinação são formas de combater o contágio.

08/09/2022 07h03
Secretária de Saúde da Bahia destaca cuidados para prevenção de doenças

Para combater a disseminação de doenças, como a varíola dos macacos, dengue ou Covid-19, orgãos governamentais promovem ações de saúde para conscientizar e prevenir a população. Em entrevista ao De Olho na Cidade, a secretária de saúde do estado da Bahia, Adélia Bispo, salienta os cuidados necessários que devem ser adotados.

Durante o período de eleições, onde há mais aglomeração, a orientação principal é ter mais atenção à higiene: “A orientação é universal, não levar as mãos a boca, olhos ou nariz. Sempre lavar as mãos antes de se alimentar, não compartilhar utensílios pessoais”, explica.

O município feirense já possui dois casos de varíola dos macacos confirmados, além de outras 20 suspeitas que estão em observação. Na Bahia já são mais de 60 casos.  A principal via de transmissão da varíola dos macacos, é pelo contato direto entre um infectado e uma pessoa sadia.

Quanto a Covid-19, a secretária afirma que, no momento, não há nenhum território baiano com alto número de casos ou demanda por leitos: “Ainda mantemos na Bahia um número de leitos dedicados a assistência a Covid-19, desde o início da pandemia”.

A secretária explica que o governo da Bahia buscou recursos desde o início para suprir a demanda da população. Segundo uma pesquisa divulgada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), com dados do Ministério da Saúde, a Bahia foi o segundo estado do Brasil com a menor taxa de mortalidade por covid-19.

“O mais importante (para combater a Covid-19) é tomar vacina. Quem ainda não tomou as doses necessárias, não deve deixar de procurar as unidades de saúde. As vacinas hoje são a medida mais eficiente que interfere na chance de casos graves ou mortes”.

Também chama atenção a incidência de casos de Dengue, Zika e Chikungunya, que surgem nos períodos mais frios do ano. Para alertar a população, a Secretária de Saúde também realiza ações de conscientização.

“Inicialmente desenvolvemos um conjunto de estratégias de comunicação e reforço às ações municipais de controle das arboviroses pelos agentes de controle de endemias. Também ao cumprimento dos ciclos de controle municipais, e já alertamos a população e toda rede de saúde sobre o risco de agravamento do número de casos, pois cada um deve fazer sua parte”.

Em adicional, foi realizado apoio em alguns municípios com disponibilização de inseticidas eficientes para combater os mosquitos transmissores.

Comentários

Leia também

Saúde
43 pacientes aguardam regulação em Feira de Santana

43 pacientes aguardam regulação em Feira de Santana

Mulher de 64 anos está há 13 dias a espera de uma vaga
Saúde
Campanha de vacinação nacional contra a poliomielite segue até hoje (30)

Campanha de vacinação nacional contra a poliomielite segue até hoje (30)

O Ministério da Saúde registrou a pior porcentagem do projeto de imunização em 2022,...
Saúde
30ª Jornada de Cardiologia se inicia nesta sexta-feira (30) em Feira de Santana

30ª Jornada de Cardiologia se inicia nesta sexta-feira (30) em Feira de Santana

Evento se inicia nesta nesta sexta-feira (30) e segue até sábado (1º), no Hotel Ibis....