Bahia

Secretária de Saúde descarta obrigatoriedade do uso de máscara; “Principal medida é o incentivo à vacinação”

Sesab acompanha a situação em cidades do estado

25/11/2022 12h41
Secretária de Saúde descarta obrigatoriedade do uso de máscara; “Principal medida é o incentivo à vacinação”

A secretária de Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro, falou, nesta sexta-feira (25), que o estado registrou um aumento no número de novos casos da Covid-19. De acordo com a gestora, a Sesab acompanha a situação nas diversas regiões do estado.

“Estamos em crescimento do número de casos, o crescimento não é grande, mas é consistente, ou seja, ele vai pouco a pouco, mas ele está crescendo, já repercute no aumento da demanda por leitos hospitalares, sejam leitos clínicos e leitos de UTI. Não há repercussão em número de óbitos, entretanto o conhecimento científico e a experiência têm mostrado que quando há aumento de casos alguns dias depois há repercussão em aumento de número de óbitos. Nós já providenciamos uma ampliação da rede dedicada de assistência à covid, entretanto o mais importante pra dizer a população neste momento é que os nossos três pilares de proteção principal são vacina, vacina e vacina.” disse Adélia Pinheiro.

Com o aumento dos casos, Adélia Pinheiro pediu para que as pessoas que ainda não se vacinaram contra a doença, procurem os postos de saúde.

“Nós temos na Bahia, na população de doze anos ou mais, um milhão de pessoas que não tomou sequer a primeira dose da vacina e isso vulnerabiliza a pessoa e também deixa a nossa população mais vulnerável. Então o pedido que faço é você que não tomou ainda a primeira, a segunda dose, o primeiro ou o segundo reforço, procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa e tome sua vacina. Você que é responsável por crianças a partir de seis meses de idade, por menores de idade, por crianças e jovens, leve-os para a unidade de saúde para que tomem a sua vacina, que é a sua dose de direito, dose de saúde, dose de proteção. Aqueles que estão sintomáticos respiratórios devem botar a máscara e se dirigir a uma unidade de saúde pra fazer a testagem e sendo positivo ou sendo sintomático e não podendo testar, fique em casa. que é o melhor lugar para você se proteger procurando o serviço de saúde para as orientações.” afirmou.

Para a secretaria de Saúde do estado, o aumento ainda não justifica o retorno do decreto que obriga o uso das máscaras.

“Nós temos várias medidas que podem ser usadas complementarmente ao enfrentamento da covid, a utilização de máscaras hoje de forma obrigatória está restrita a unidades de saúde. Nesse momento não há justificativa epidemiológica para obrigatoriedade do uso de máscaras em outros ambientes fechados ou não, entretanto todas as medidas de recomendação numa pandemia têm relação com o momento da pandemia, dependendo do ritmo da pandemia pode vir a ser necessário lançarmos mão de outras medidas como o uso de máscara e a utilização de quinta dose para alguns grupos populacionais.” avaliou.

Em relação aos leitos, a secretária afirmou que se for necessário o Estado fará a ampliação de leitos no interior do estado.

“Nós temos um número grande de leitos concentrados em Salvador, é o que nós chamamos do nosso hospital de segurança que ocorre no Hospital Espanhol, hoje lá nós temos a nossa disposição 160 leitos entre UTI clínicos, mas também há leitos disponíveis no Hospital da Criança, em Ilhéus, Itaberaba e em Juazeiro, mas na medida em que, e se ocorrer, o aumento da demanda no interior, nós vamos fazer como fizemos em situações anteriores ampliando o número de leitos para fazer valer a forma e o compromisso que o Governo do Estado da Bahia através da SESAB tem com a população.” Disse.

*Com informações do repórter Danillo Freitas

Comentários

Leia também

Bahia
Equipe do CBMBA recupera nono corpo no Rio Grande do Sul

Equipe do CBMBA recupera nono corpo no Rio Grande do Sul

Os militares permanecem à procura de mais quatro familiares desaparecidos.
Bahia
Modelo de concessão e plano de investimentos da Coelba serão alvos de audiências públicas na Assembleia Legislativa

Modelo de concessão e plano de investimentos da Coelba serão alvos de audiências públicas na Assembleia Legislativa

Deputado Robinson Almeida é autor das propostas de discussão, aprovadas pelos deputados ...
Bahia
Bombeiros da Bahia recuperam mais um corpo de vítima das enchentes no RS

Bombeiros da Bahia recuperam mais um corpo de vítima das enchentes no RS

Cadáver foi localizado sob escombros no município de Roca Sales, no Vale do Taquari ...