Secretaria de Educação reúne gestores para apresentar programa de ensino da língua inglesa na educação infantil
A expectativa é que o número de escolas participantes aumente nos próximos anos, beneficiando cada vez mais estudantes da rede municipal.
O programa “Speak Up FSA” de ensino da lígua inglesa começará em breve em 18 escolas da rede pública municipal de Feira de Santana, atendendo alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – anos iniciais em tempo integral. A iniciativa será por convênio entre a Prefeitura e a Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (ACBEU).
Na quarta-feira (31), uma cerimônia reuniu gestores para conhecer o programa no Centro Municipal de Educação Inclusiva Colbert Martins, e contou com a participação da secretária de Educação, Anaci Paim, e outros representantes da Educação.
O ensino da língua inglesa na educação infantil é prioneiro na Bahia e prevê a formação de professores para usar a plataforma de ensino e material didático, focadas em atividades lúdicas e interativas, com o objetivo de despertar o interesse e a curiosidade das crianças pelo novo idioma.
A expectativa é que o número de escolas participantes aumente nos próximos anos, beneficiando cada vez mais estudantes da rede municipal. Até o momento, mais de 1.130 alunos e 35 tutores farão parte do programa extracurricular.
O programa representa um avanço significativo para a educação pública em Feira de Santana, proporcionando às crianças a oportunidade de aprender um novo idioma desde cedo e expandir seus horizontes culturais e acadêmicos.
A secretária Anaci Paim destacou a importância de iniciar o aprendizado de uma segunda língua na infância. Ainda de acordo com ela, o programa é destinado a crianças a partir de dois anos, oferecendo atividades complementares e interativas com o suporte de plataformas digitais e alunos de graduação que dominam o idioma.
“A iniciativa visa igualar as oportunidades entre estudantes da rede pública e privada, promovendo a inclusão social”, citou.
Para dar início à implantação, três pessoas vão mediar a relação entre a ACBEU, a diretoria de cada uma das 18 escolas envolvidas e a Secretaria de Educação, informa o superintendente da ACBEU, Ticiano Cortizo.
“Esperamos que este programa seja um grande sucesso, pioneiro não só na Bahia, mas também no Brasil, merecendo toda a atenção e cuidado nesses primeiros passos para que, a partir do próximo ano, possa expandir”, considera o superintendente.
De acordo com a gestora escolar do Centro de Educação Infantil de Tempo Integral, Lídia Almeida, o ensino de uma segunda língua na educação infantil representa um avanço. “A educação pública é para todos, e precisamos oferecer essa educação da língua inglesa, que é tanto um direito quanto uma necessidade em nosso mundo atual”, afirmou.