Secretaria de Educação prepara profissionais das escolas para prestar os primeiros socorros
A formação é dividida entre teoria e prática
Durante esta semana, diretores escolares, professores e profissionais de apoio das escolas municipais estão participando da 3ª Formação de Primeiros Socorros. O encontro da última quinta-feira, 8, foi ministrado pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Participaram do treinamento 60 profissionais.
A medida é para implementar a Lei 13.722/18, conhecida como “Lei Lucas”, que estabelece que as escolas públicas e privadas, de educação básica, devem oferecer cursos aos professores e funcionários sobre noções básicas de primeiros socorros.
Os participantes aprendem como agir em situações de urgência e emergência, como engasgo, desmaio, queda, convulsão, entre outros casos que podem ocorrer com os estudantes no período em que estão nas unidades de ensino. A formação é dividida entre teoria e prática.
Para Adelma Santos, auxiliar de serviços gerais da Escola Maria Esther Falcão de Freitas (Humildes), a iniciativa chegou em boa hora.
“Nunca passei por um curso desses. Então, pra mim, está sendo muito útil porque se ocorrer com alguma criança a gente já tem noção de como lidar”, considera.
Na avaliação da coordenadora do SAMU, Maiza Macedo, a iniciativa vai oferecer segurança aos professores e profissionais da Educação em casos de urgência e emergência, além de tornar as escolas municipais espaços qualificados para dar assistência aos alunos nestas situações.
“Os profissionais aprenderam sobre como dar o atendimento inicial com segurança e como diferenciar qual será o encaminhamento. Seja resolvendo no local, levando para uma unidade de saúde próxima a escola ou chamando o SAMU”, explica Maiza.
A diretora Eveline Pinto, da Escola Municipal Álvaro Pereira Boaventura (Bonfim de Feira), afirma que se sente preparada e “com conhecimento real do que fazer numa situação de emergência”.
PRÓXIMAS FORMAÇÕES
Para atender toda demanda da rede municipal, serão realizados dez encontros formativos. A ação tem a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, através do SAMU, e instituições públicas e privadas para ministrar o curso.
A quarta formação já vai acontecer nesta sexta-feira, 9, das 9h às 12h, no auditório da Faculdade Anísio Teixeira (FAT). O público-alvo são os profissionais do polo 13, 14 e 15.
*Secom