Secretária da Mulher reforça rede de proteção e anuncia mais ações para 2026
Violência psicológica lidera registros em Feira de Santana

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Feira de Santana apresentou um balanço das ações realizadas em 2025, com destaque para a expansão do atendimento aos distritos e comunidades mais afastadas, onde muitas vítimas não tinham acesso às políticas de proteção e enfrentamento à violência doméstica.
A titular da pasta, Neinha Bastos, afirma que o objetivo tem sido alcançar mulheres em situação de vulnerabilidade, garantindo informação, acolhimento e atendimento especializado.
“Chegamos aos distritos, às comunidades, às mulheres onde não tinha acesso. Levamos conhecimento, advogados, assistente social e psicólogo para orientar. Muitas não sabiam identificar o que era violência, como a psicológica, patrimonial, física ou sexual”, destacou a secretária.
Segundo ela, a presença constante da Secretaria nas comunidades, escolas, CRAS, CREAS, policlínicas e instituições privadas ajudou a identificar e orientar mulheres que desconheciam seus direitos.
“A violência avançou muito em Feira de Santana e isso nos deixa em sinal vermelho. Precisamos trabalhar ainda mais e programar novas ações para 2026. Lugar de mulher é onde ela quer, não é para sofrer violência.”
Atendimento integrado e Sala do Acolhimento
O trabalho da pasta é realizado de forma transversal, integrado a diversos órgãos e instituições de proteção, como Ministério Público, OAB, DEAM, Ronda Maria da Penha e CRAS.
“Ninguém trabalha sozinho. Essa equipe transversal tem transformado vidas”, reforça Neinha.
A secretária destaca ainda a existência da Sala do Acolhimento, instalada na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), onde as vítimas recebem suporte imediato da equipe multidisciplinar.
“A mulher que chega para prestar queixa é acolhida. O que for demanda da DEAM permanece ali, o que precisa ser direcionado aos demais órgãos já é encaminhado. Assim, ela não fica vulnerável. Damos segurança para que ela saiba que não está só.”
Dados atualizados da violência contra a mulher em 2025
Entre fevereiro e outubro deste ano, a Secretaria registra:
- 606 novos casos de violência
- 820 mulheres atendidas pela psicologia
- 689 atendimentos pela assistência social
- 1.334 medidas protetivas de urgência
- 412 atendimentos jurídicos
- 402 visitas domiciliares
- 8 encaminhamentos para serviço de abrigamento
O maior número de ocorrências se concentra na violência psicológica, que mantém alta crescente.
“Hoje, essa é a violência que mais destrói. Muitas mulheres sofrem sem entender que estão sendo vítimas. Quando mostramos isso nas mídias, nas palestras e nos atendimentos, elas começaram a falar e agora sabem que têm uma rede que acolhe.”
Neinha avalia que os resultados positivos de 2025 motivam novos avanços no próximo ano.
“Feira de Santana está tirando mulheres do cativeiro e transformando vidas. Só quem vence o ciclo da violência sabe a gratificação que é voltar a sorrir. Vamos continuar lutando por liberdade e dignidade. Mulher tem o direito de ir e vir e de ser amada.”
*Com informações da repórter Isabel Bomfim






