Secretaria da Mulher lança projeto para promover autonomia financeira de vítimas de violência
Durante o lançamento, representantes de diferentes pastas da administração municipal destacaram a importância do trabalho conjunto para que o projeto ganhe efetividade e alcance social.
07/08/2025 11h03
Foto: JP Miranda
Em uma data simbólica, 7 de agosto, Dia da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Feira de Santana lançou o projeto “A Voz Delas”, idealizado pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres. A iniciativa tem como foco principal promover a autonomia financeira de mulheres em situação de violência doméstica, contribuindo para que possam romper com o ciclo de dependência e agressões.
Durante o lançamento, representantes de diferentes pastas da administração municipal destacaram a importância do trabalho conjunto para que o projeto ganhe efetividade e alcance social.
A assistente social Luiza Arapiraca, da Secretaria da Mulher, explicou que o projeto nasceu da vivência cotidiana no atendimento às mulheres no Centro de Referência Maria Quitéria.
“Identificamos que a maioria das mulheres que permanecem no ciclo da violência o fazem por dependência financeira dos agressores. Esse projeto visionário tem como objetivo oferecer a essas mulheres uma chance real de reconstruírem suas vidas”, afirmou.
Ela detalhou ainda o papel da assistência social no processo de inclusão das participantes:
“O assistente social será o profissional responsável por identificar o perfil de cada mulher, suas limitações, talentos e direcionar para vagas de emprego adequadas, garantindo assim o acesso ao mercado de trabalho e a liberdade financeira.”
Foto: JP Miranda
A secretária de Administração do município, Sandra Peggy, reforçou o comprometimento da sua pasta com o projeto, afirmando que todos os setores da gestão municipal precisam estar envolvidos para que ele tenha sucesso.
“É um projeto grandioso, que deve mobilizar todas as secretarias. A Secretaria de Administração estará à disposição para garantir que tudo que for necessário seja feito”, destacou.
À frente da Secretaria de Políticas para Mulheres, Neinha Bastos enfatizou o simbolismo do lançamento no aniversário da Lei Maria da Penha e falou sobre a expectativa com a iniciativa:
“A gente precisa que Feira de Santana levante a bandeira. O projeto vem para oferecer segurança para essas mulheres, que só denunciam quando se sentem amparadas. Hoje, estamos dando o primeiro passo para tirar muitas delas do ciclo da dor e da violência.”
A secretária explicou ainda como será feita a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho:
“Firmamos acordos com empresas, comércio, indústria e com o próprio município para que essas vagas sejam direcionadas. Aqui nós acolhemos, fortalecemos o interior dessas mulheres para que estejam prontas para o trabalho.”
Foto: JP Miranda
A secretária de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Márcia Cristina Ferreira Gomes, anunciou que a Casa do Trabalhador já dispõe de vagas e terá atendimento exclusivo para as participantes do projeto.
“Hoje temos mais de 400 vagas cadastradas e estamos disponibilizando um guichê exclusivo para as mulheres encaminhadas pela Secretaria da Mulher. O município está acolhendo e oferecendo oportunidade de reconstrução”, afirmou.