Feira de Santana

Secretaria da Mulher acompanha investigações sobre assassinato de mulher trans em Feira de Santana

O suspeito compareceu à DHPP na manhã do dia 15 de janeiro de 2026

16/01/2026 15h59
Secretaria da Mulher acompanha investigações sobre assassinato de mulher trans em Feira de Santana
Fotos: Divulgação Sec. da Mulher

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Feira de Santana (SMPM) realizou uma visita técnica à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para acompanhar de perto as investigações sobre o assassinato de Jullyana Freitas Leite, ocorrido no dia 9 de janeiro de 2026, no município.

Representando a SMPM, participaram da agenda Fábio Ribeiro, chefe da Divisão de Promoção dos Direitos das Minorias, e a assistente administrativa Joseane Lima. A equipe foi recebida pela diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, Andréa Ribeiro, pela delegada responsável pela investigação, Ludmila Vilas Boas, e pelo investigador de Polícia Civil Luiz Alberto Pereira de Oliveira Junior, chefe do Serviço de Investigação da Delegacia de Homicídios de Feira de Santana.

Durante a reunião, foram discutidas questões relacionadas ao andamento do inquérito policial, às diligências já realizadas, às provas reunidas até o momento e aos próximos encaminhamentos da investigação, com foco na responsabilização dos envolvidos e no esclarecimento dos fatos.

De acordo com as informações repassadas pela delegada Ludmila Vilas Boas, o suspeito compareceu à DHPP na manhã do dia 15 de janeiro de 2026, acompanhado de advogado, mas optou por exercer o direito constitucional de permanecer em silêncio durante o interrogatório. A Polícia Civil informou ainda que já dispõe de material probatório suficiente para dar continuidade ao inquérito, incluindo provas testemunhais e o aparelho celular do acusado, para o qual já foi encaminhada à Justiça solicitação de autorização para desbloqueio.

A delegada ressaltou também o empenho da equipe da DHPP e o acompanhamento do caso por parte da diretora do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis, Juliana Fontes, que segue monitorando o desdobramento das investigações.

Para Fábio Ribeiro, a visita técnica reafirma o compromisso da Secretaria da Mulher com o enfrentamento à violência de gênero e à transfobia.

“Acompanhar este caso é reafirmar o compromisso do poder público com a defesa da vida e dos direitos humanos. A morte de Jullyana não pode ser tratada com indiferença. Seguiremos atentos às investigações e, paralelamente, vamos intensificar ações e campanhas de enfrentamento à transfobia e a todas as formas de violência de gênero”, destacou Fábio.

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres informou que continuará acompanhando o caso junto aos órgãos de segurança pública e reforçando políticas e ações voltadas à promoção da dignidade, do respeito e da proteção da população LGBTQIAPN+ em Feira de Santana.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
PRF intensifica fiscalização nas rodovias de Feira de Santana durante a Operação Tiradentes

PRF intensifica fiscalização nas rodovias de Feira de Santana durante a Operação Tiradentes

A PRF irá concentrar esforços em infrações que estão entre as principais causas de...
Feira de Santana
Semana consular aproxima portugueses de serviços oficiais em Feira de Santana

Semana consular aproxima portugueses de serviços oficiais em Feira de Santana

Serviços como registros, emissão de passaportes e outras demandas foram disponibilizados...
Feira de Santana
Arquiteta responsável por showroom da EsquadriTECH é premiada com viagem internacional para feira em Milão

Arquiteta responsável por showroom da EsquadriTECH é premiada com viagem internacional para feira em Milão

Reconhecimento ao projeto assinado por Sheila Carvalho reforça valorização de profissionais...