Bahia

Secretaria da Fazenda publica na web versão simplificada das contas do Estado de 2023

A cartilha, que contém 78 páginas, traz ilustrações, gráficos explicativos e outros recursos didáticos, com o uso de cores, de forma a traduzir para os leitores as contas estaduais relativas ao ano anterior.

31/05/2024 16h32
Secretaria da Fazenda publica na web versão simplificada das contas do Estado de 2023
Foto: Pedro Moraes/GOVBA

Já está disponível para acesso no www.sefaz.ba.gov.br, site da Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), a Prestação de Contas Anual Simplificada 2023 do Governo do Estado. A cartilha, que contém 78 páginas, traz ilustrações, gráficos explicativos e outros recursos didáticos, com o uso de cores, de forma a traduzir para os leitores as contas estaduais relativas ao ano anterior.

A ideia, de acordo com o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, é oferecer ao cidadão melhores condições para o entendimento de um conteúdo originalmente destinado a especialistas, levando as informações ao grande público. “As contas do Estado seguem mantendo o equilíbrio fiscal, com indicadores relevantes como o baixo endividamento e o cumprimento das prescrições constitucionais para gastos com Educação e Saúde. Com a Prestação de Contas Anual Simplificada, os baianos poderão aferir estas e outras informações em linguagem bem mais acessível”, observa.

Para acessar o documento, basta entrar no portal, clicar no canal Finanças Públicas e, em seguida, em Prestação de Contas. Na sequência, é só selecionar a versão simplificada do exercício de 2023.

São, no total, nove capítulos: O que é a Prestação de Contas Anual, Os tributos e o gasto público, Como é dividido o Relatório da Prestação de Contas, Gestão Orçamentária, Gestão Financeira, Gestão Patrimonial, Gestão Fiscal, Gestão Econômica e Concessões, PPP e consórcios.

Este é o nono ano consecutivo que a Sefaz-BA produz a versão simplificada da prestação de contas, cartilha que prioriza as informações e tabelas mais relevantes do documento original, intitulado “Demonstrações Contábeis Consolidadas do Estado”, que inicialmente foi apresentado em duas versões mais extensas. A versão impressa possui 260 páginas que correspondem à parte analítica da publicação, e traz um QR-Code que remete à segunda parte, publicada exclusivamente online, contendo uma série de anexos com detalhamento de informações. Já a versão on-line, com 900 páginas, abrange todo o conteúdo.

Cumprindo o que estabelece a Constituição do Estado da Bahia, este documento original impresso foi encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) após a abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, em fevereiro. A edição e publicação da prestação de contas na versão simplificada têm o objetivo de atender ao que dispõe o artigo 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que considera esses documentos “instrumentos de transparência da gestão fiscal”.

Conteúdo

Por meio da Prestação de Contas Simplificada, o cidadão encontra: informações didáticas sobre tributos, gastos e orçamento público, receitas e despesas orçamentárias, classificação funcional da despesa, balanço orçamentário e financeiro, demonstração dos fluxos de caixa, balanço patrimonial, provisão matemática previdenciária, Lei de Responsabilidade Fiscal, dívida pública, balanço econômico, além de dados sobre as concessões de serviços públicos, parcerias público-privadas e consórcios públicos.

O conteúdo é elaborado pela equipe da Superintendência de Administração Financeira (SAF) da Sefaz-BA, sob a coordenação da Diretoria de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (Dicop). Os dados contábeis são oriundos essencialmente do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado da Bahia (Fiplan).

O material segue as normas federais e estaduais que regem a matéria, em especial a Lei Federal n° 4.320, de 17 de março de 1964, e incorpora as mudanças introduzidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal e resoluções do Conselho Federal de Contabilidade (Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – NBC TSP), complementadas pelas orientações contidas nas portarias federais publicadas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Comentários

Leia também

Bahia
Desenbahia assina primeiro contrato de financiamento de carro elétrico para taxistas

Desenbahia assina primeiro contrato de financiamento de carro elétrico para taxistas

Com as recentes modificações no programa, é possível financiar carros elétricos novos....
Bahia
Bahia realiza, em 2024, 499 doações de órgãos, representando um aumento de 24%

Bahia realiza, em 2024, 499 doações de órgãos, representando um aumento de 24%

Em junho deste ano, a Bahia realizou o primeiro primeiro transplante de pele do interior,...
Bahia
Mortes violentas têm redução de 13% no primeiro semestre na Bahia

Mortes violentas têm redução de 13% no primeiro semestre na Bahia

Os dados foram apresentados pelas Forcas da Segurança Pública, na manhã desta quarta-feira...